Vento forte dificulta combate de incêndio no Pinhal Interior Norte

(Foto: Cláudio Matias)

(Foto: Cláudio Matias)

O incêndio que deflagrou hoje pelas 14:30 na freguesia de Bairradas, concelho de Figueiró dos Vinhos, “continua a criar grandes dificuldades”, sobretudo por causa dos “ventos inconstantes”, disse ao início da noite o segundo Comandante Operacional Distrital de Leiria, Luís Lopes.

Além do vento que se faz sentir com constantes alterações de intensidade e direcção, o combate ao fogo, que, pelas 22:30 horas, progredia com uma frente, das cinco que chegaram a estar activas durante a tarde, também era dificultado pela inexistência de acessos, adiantou, à agência Lusa, ao início da noite, aquele responsável.

Embora as chamas estejam a lavrar “relativamente perto de algumas povoações, não há habitações em perigo”, acrescentou a mesma fonte.

No combate ao incêndio estavam envolvidos, àquela hora, 397 operacionais, apoiados por 97 viaturas e sete meios aéreos (desactivados ao cair da noite) a que se iriam juntar reforços, designadamente alguns dos meios mobilizados para o fogo que, durante a tarde, lavrou no concelho da Covilhã, e “estão em trânsito” pela região, disse Luís Lopes.

Uma máquina de rastro estava, na mesma altura a caminho do local, para intervir na frente de fogo com maior dificuldade de acessos.

O reforço de meios de combate e a previsível diminuição da intensidade do vento, a partir do início da noite, faz com que aquele responsável admita que o incêndio possa vir a “ser controlado nas próximas horas”.

As chamas, que deflagraram na zona de Várzea Redonda, localidade da freguesia de Bairradas, estão a destruir floresta, essencialmente de pinheiro, e mato, tendo-se alastrado à freguesia vizinha da Graça, pertencente ao concelho de Pedrógão Grande.

 

Anúncios

Sobre factualidades
Noticias sobre temas e factos da actualidade

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: