Alitém mostra-se durante três dias na freguesia de Santiago de Litém

gastronomiaA região Alitém, constituída pelas freguesias de Albergaria dos Doze, Santiago de Litém e São Simão de Litém, vai durante três dias mostrar o que de melhor tem em termos de gastronomia, cultura e património. Será a XIII Mostra Gastronómica que decorrerá, de sexta-feira a domingo, na freguesia de Santiago de Litém.

O certame será inaugurado amanhã, sexta-feira, pelas 19:30 horas ao som de uma arruada pelo grupo de cavaquinhos “Cajados de Litém”, seguindo-se a abertura das tradicionais tasquinhas, a cargo de colectividades e instituições locais. A animação estará a cargo do grupo de música popular “Os Rouxinóis do Arunca” e do grupo de “Teatro Amador de Santiago de Litém” com um espectáculo de dança e voz.

No sábado, depois de uma tarde preenchida com actividades recreativas destinadas aos mais jovens e de um convívio de Petanca, terá lugar um momento recreativo com os idosos das instituições de solidariedade social da região. A partir das 21 horas a animação estará a cargo do Coro Infantil de Santiago de Litém, da banda “Music Box” e do Dj Cazé.

As actividades para as crianças voltarão a preencher a tarde de domingo, enquanto a noite será animada pelo grupo “Danças da Cartaria”, duo “Dona Ester” e dos acordeonistas “Acordeões em Sintonia”.

A iniciativa é promovida pela Alitém – Associação de Freguesias de Albergaria dos Doze, São Simão de Litém e Santiago de Litém, com o objectivo de “reforçar os elos de ligação e o convívio entre a população das três freguesias”, refere a organização.

A união daquelas freguesias, em 1 de Novembro de 2000, teve como objectivo principal o desenvolvimento de projectos comuns àquelas três freguesias confinantes entre si.

Com o certame, que se realiza anualmente e rotativamente em cada uma das sedes das três freguesias, a Alitém como associação pioneira a nível nacional, pretende, também, assegurar uma “singular forma de conjugação de esforços e partilha de responsabilidades com vista à preservação e divulgação daquela região”.

O certame assinala a agregação do território, uma vez que a reorganização administrativa do território decretou a criação da União das Freguesias de Albergaria dos Doze, Santiago de Litém e São Simão de Litém, pondo fim às actuais três juntas de freguesia do Sul de Pombal.

 

 

 

Anúncios

Sobre factualidades
Noticias sobre temas e factos da actualidade

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: