Biblioteca de Figueiró revela memórias políticas

biblioteca mun Fig VinhosDar a “conhecer o passado e compreender o presente” é um dos objectivos da Biblioteca Simões de Almeida (Tio), em Figueiró dos Vinhos, ao colocar à disposição do público um conjunto de documentos relacionados com a memória política do concelho.

Aquele espaço cultural considera que “a memória política de uma determinada comunidade é um aspecto fundamental do seu funcionamento”. Assim, pretende com aquela iniciativa divulgar as “lutas políticas que se travaram, quais os seus protagonistas, que programas foram propostos em prol do desenvolvimento do concelho, e que soluções foram implementadas em detrimento de outras para resolver os problemas das populações”.

Segundo aquela biblioteca municipal, a iniciativa é realizada com documentação diversa que nos últimos anos tem vindo a recolher e organiza, sempre que lhe é enviada ou sempre que consegue “apanhar” nos mais diversos locais públicos, como cafés, estabelecimentos comerciais e outros. “Este resgaste está, por isso, incompleto havendo outros materiais que, porventura, circularam publicamente e não chegaram às nossas mãos”, afirmam os seus responsáveis.

Aquele equipamento cultural lembra que as bibliotecas públicas municipais “devem constituir fundos documentais de interesse local” tecnicamente denominados de Fundo Local que “reúnem todo o tipo de documentos” sendo um “repositório da história, da cultura e tradições de uma comunidade: a sua memória que deste modo pode ser preservada e divulgada”.

 

Anúncios

Sobre factualidades
Noticias sobre temas e factos da actualidade

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: