Empresário de Pombal converte aldeias de Penela em pólos turísticos

EspinhalUma empresa detida pelo pombalense Manuel Ferreira Santos vai investir cerca de 46 milhões de euros na conversão de duas aldeias serranas abandonadas, no concelho de Penela, num empreendimento turístico que empregará, numa primeira fase, cerca de seis dezenas de pessoas. O projecto será apresentado amanhã ao secretário de Estado do Turismo que se deslocará ao local.

A Câmara Municipal de Penela, no distrito de Coimbra e inserida no Pinhal Interior Norte, destaca a importância daquele investimento para o concelho e região. Numa nota de imprensa, a autarquia presidida pelo social-democrata António Alves, considera o empreendimento Esquio Mountain como um “investimento estruturante” pelas “dinâmicas de desenvolvimento que induzirá no tecido económico, seja de forma directa ou indirecta”.

Por outro lado, a edilidade realça a intenção dos promotores em transformar as aldeias de Esquio e Pessegueiro, em plena Serra do Espinhal, num empreendimento turístico “diferenciador e com a construção de um conjunto de equipamentos de animação turística”, designadamente um teleférico de montanha.

“Acresce que este projecto apresenta a singularidade de se localizar numa zona de baixa densidade demográfica, contribuindo para a efectiva descentralização do investimento e para o desenvolvimento integrado do território nacional”, adianta.

O projecto engloba um investimento total de cerca de 46 milhões euros. No entanto, numa primeira fase será implementada um aldeamento turístico em Pessegueiro, com 68 apartamentos turísticos com 70 camas duplas, 73 lugares de estacionamento, e com oferta de piscina natural, centro hípico, parque infantil e diversos equipamentos exteriores, destinados a jogos tradicionais, por exemplo.

Segundo os promotores, a primeira fase aponta para um investimento a rondar os 24 milhões de euros, sendo comparticipado, em cerca de 60 por cento, pelo programa SI-Inovação, no âmbito do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), na sua tipologia Inovação Produtiva.

Comum aos dois aldeamentos, haverá um sistema de telecadeira e áreas para padock, paintball, pistas de BTT, circuitos de manutenção e aventura, percursos pedestres, entre outros.

Os promotores referem que foi o “valor arquitectónico” daquelas duas aldeias que “permitiu pensar na utilização da sua paisagem num complexo turístico, desportivo e de lazer, sustentado na recuperação, valorização e promoção dos recursos patrimónios existentes”.

“Mais do que reconstruir pretende-se recuperar os ambientes característicos dos meios agrários, criando um ambiente harmonioso que reflicta a vida numa pequena aldeia”, sublinham.

A Esquio Mountain não tem dúvidas que aquele projecto irá “construir o ponto de partida para uma nova identidade turística, desportiva e de lazer, dinâmica e protagonista ao nível da reestruturação de inúmeras valências de interesse histórico e patrimonial, inerentes ao local”.

Anúncios

Sobre factualidades
Noticias sobre temas e factos da actualidade

2 Responses to Empresário de Pombal converte aldeias de Penela em pólos turísticos

  1. Rui Simoes Sousa says:

    Bom dia. Gostaria de saber se os promotores deste projecto de interesse turistico têm emprego para uma jovem arquitecta á procura do seu 1º. emprego, formada com distinção.
    Grato pela v/ melhor atenção.

  2. Victor Manuel Carvalho Silva says:

    Boa tarde , gostaria de saber se estão interessados num pedreiro que perceba e que saiba mexer em pedra e habituado a trabalhar em casas antigas , neste momento estou sem trabalho .
    Por favor respondão se for possível .
    Obrigado pela vossa atenção .

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: