Empresa de Pombal suspeita de contaminar solos e água durante nove anos

GNR animaisUma empresa de Pombal é suspeita de contaminar solo e água dos lençóis freáticos ao ter enterrado “subprodutos de origem animal desde o ano de 1998 até ao ano de 2007”, segundo um comunicado do Comando Territorial de Leiria da Guarda Nacional Republicana (GNR).

O facto resulta de um inquérito desenvolvido pelo Núcleo de Protecção Ambiental (NPA) de Leiria, em coordenação com o NPA de Pombal e o Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) de Leiria.

Segundo o mesmo comunicado, na operação desenvolvida ontem, sexta-feira, “estiveram envolvidas mais de 20 testemunhas”, tendo sido recolhidas “várias amostras de solo e de água dos lençóis freáticos” o que resultou na constituição de arguido o representante legal da empresa.

Ainda, segundo aquele Comando Territorial, das análises efectuadas “foi detectada a presença de bactérias de origem fecal” bem como “a existência de microrganismos patogénicos, representando um nível elevado de risco para a saúde pública”.

“Actualmente estão em fase de planeamento as medidas a adoptar para erradicar o foco de poluição”, garante a GNR.

O nosso jornal apurou que tal situação verificou-se na Zona Industrial da Formiga, na cidade de Pombal, próximo da margem esquerda do Rio Arunca, tendo sido efectuadas pela GNR seis escavações com cerca de quatro metros quadrados cada.

As autoridades suspeitam de que terão sido enterrados, durante aquele período de nove anos, animais, nomeadamente porcos.

 

Anúncios

Sobre factualidades
Noticias sobre temas e factos da actualidade

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: