Pombal sensibiliza professores para a inclusão

Dia Educação PombalA Câmara de Pombal deu, na terça-feira, as boas vindas aos educadores e professores que irão leccionar no próximo ano lectivo no concelho, sensibilizando-os para a temática da mobilidade e acessibilidade. No já tradicional Dia da Educação, a autarquia apresentou o seu programa “Pombal Inclusivo”.

A autarquia irá aproveitar o ano lectivo para sensibilizar a comunidade educativa, designadamente professores e alunos para uma melhoria das condições de mobilidade e acessibilidade. O projecto prevê, não só a realização de acções de sensibilização, mas também a distribuição de um conjunto de material para ser utilizado como ferramenta pedagógica.

Coloca, ainda, à disposição de cada escola, um conjunto de material itinerante para uma melhor sensibilização de circulação de pessoas com mobilidade reduzida, com destaque para invisuais, portadores de canadianas e utilizadores de cadeiras de rodas.

O ano lectivo vai arrancar no concelho de Pombal com menos alunos no pré-escolar (1004 crianças) e 1º Ciclo do Ensino Básico (2024 alunos). Uma situação que, na opinião de Fernando Parreira, vereador da Educação, “é preocupante”, agravado pelo facto de “em 2012 termos tido menos 200 nascimentos no concelho”. No entanto, o autarca acredita que “isto vai mudar” até porque “acima de tudo temos de ser optimistas”.

Recorrendo ao “Metro” como o mote para a sua comunicação, Fernando Parreira, considerou que, tal como aquela rede de transportes públicos, a educação “não pode parar, tem de estar sempre em movimento” com “chegadas e partidas”. “Os professores dificilmente conseguem tempos de paragem”, disse.

Para além da “realidade” de um novo agrupamento de escolas de Pombal, resultante da fusão do antigo Agrupamento Marquês de Pombal com a Escola Secundária, o vereador apontou como novidades para o ano lectivo o facto de as escolas terem sido dotadas com 60 novos computadores e os centros escolares com uma impressora de grande capacidade de impressão. Outra das novidades prende-se com a contratação de uma nutricionista para acompanhar a elaboração das ementas nos diversos refeitórios escolares.

Antes, Narciso Mota, presidente da Câmara Municipal, começou por realçar a necessidade da realização daquele Dia da Educação como forma de “dignificar o papel notável dos agentes de ensino”.

Em fim do exercício de funções de presidente da autarquia, uma vez que não se recandidata, o edil aproveitou a ocasião para se referir ao trabalho efectuado na área da educação ao longo dos últimos 20 anos, desde que foi eleito pela primeira vez em 1993.

Destaque, sobretudo, para a construção de “nove centros escolares” e para as “cerca de 70 escolas desactivadas que foram recuperadas e cedidas a associações e instituições locais”.

“Foi uma verdadeira revolução a que nós operámos”, frisou Narciso Mota, sublinhando o trabalho de equipa de toda a sua vereação e dos “queridos presidentes de junta de freguesia”. “Mas como somos inconformados por natureza, os futuros continuadores irão de certo atingir novos patamares”, disse.

O autarca espera que sejam construídos novos centros escolares no concelho, em especial na própria cidade de Pombal. “Espero que o futuro executivo tenha esse objectivo, mesmo que tenha de protelar outras prioridades a favor da educação”, referiu.

Narciso Mota terminou a sua intervenção com um pedido a todos os educadores e professores: “não percam a vontade de mudar este mundo com a qualidade da vossa missão”.

 

 

 

 

Anúncios

Sobre factualidades
Noticias sobre temas e factos da actualidade

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: