Oposição maioritária chumba executivo para Junta de Almagreira

Fernando MatiasA maioria da oposição, constituída por três eleitos pelo CDS-PP e dois pelo PS, impediu a constituição do executivo da Junta de Freguesia de Almagreira (Pombal), presidida pelo social-democrata Fernando Matias.

Apesar de ter vencido as eleições de 29 de Setembro, o PSD apenas conseguiu eleger quatro membros, o que lhe impediu ter maioria para permitir eleger o secretário e o tesoureiro para a Junta. Uma situação que poderá originar a realização de eleições intercalares, chamando novamente às urnas os 3.473 eleitores e dos quais apenas 1.349 o fizeram.

Em período pós-eleitoral, Fernando Matias, que se prepara para o seu terceiro mandato, ainda tentou um acordo com a cabeça de lista do PS, que por sua vez, forçou uma “negociação” alargada ao CDS-PP, segunda força mais votada.

O autarca viria a rejeitar uma solução tripartida para o executivo e acabou por apresentar, aquando da instalação do órgão, sexta-feira à noite, uma lista constituída apenas por eleitos do PSD. Numa eleição uninominal as propostas acabaram por ser rejeitadas pela Assembleia de Freguesia.

Em comunicado, a Concelhia do PS de Pombal “exorta o presidente de Junta a aceitar o resultado eleitoral e a assumir as suas responsabilidades de desenvolver todos os esforços junto das forças políticas representadas na Assembleia de Freguesia para a constituição da Junta de Freguesia, honrando a boa tradição de pluralismo e sentido de servir que, num passado já distante, existiu no nosso concelho, em diversas freguesias.”

Também numa nota de imprensa, a estrutura concelhia do CDS-PP considera ser “necessário, desde já, começar-se uma verdadeira negociação tripartida liderada pelo partido mais votado, baseando-se numa óptica de pluralidade e de representatividade alargada por forma a chegar-se a um consenso para a Instalação da Assembleia de Freguesia de Almagreira.”

Até porque, no entender dos centristas, “a opção de realização de eleições intercalares levantada pelo senhor Presidente da Junta, Fernando Matias, apenas poderá acontecer dentro de seis meses e obrigará à nomeação de uma comissão administrativa pelo Governo neste período transitório, situação que no nosso entender, não é desejável para os interesses da população da freguesia de Almagreira.”

Anúncios

Sobre factualidades
Noticias sobre temas e factos da actualidade

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: