Tribunal de Pombal está a julgar condutor que abalroou clientes de rulote

(foto de arquivo)

(foto de arquivo)

O tribunal de Pombal começou, terça-feira, a julgar o condutor do automóvel que há mais de dois anos se despistou e colheu um grupo de jovens que estava junto a uma rulote de comida rápida, provocando a morte de dois deles, para além de mais de uma dezena de feridos.

Henrique Ferreira Longo, de 22 anos de idade, residente próximo da cidade de Pombal, é acusado de dois crimes de homicídio por negligência e dois de ofensa à integridade física simples, para além de três contra-ordenações ao Código da Estrada.

O caso remonta ao dia 10 de Abril de 2011, quando por cerca das quatro horas da madrugada, no lugar de Granja, junto ao parque industrial Manuel da Mota, em Pombal, o veículo automóvel conduzido pelo arguido entrou em despiste e abalroou um grupo de cerca de 15 pessoas que se encontravam frente a uma “rulote de bifanas”. Antes, o automóvel embateu num outro veículo estacionado na berma da estrada, que por sua vez, originou um choque em cadeia com outros dois.

Joana Henriques, de 23 anos de idade, faleceu no local do acidente, enquanto Paulo Sá, também de 23 anos, viria a falecer dois dias depois no hospital.

Segundo o Ministério Público, naquele momento Henrique Longo conduzia “desatento” e numa “velocidade não apurada mas muito para além do limite permitido”, ou seja 90 Kms por hora.

A acusação refere, ainda, que o condutor apresentava uma taxa de alcoolémia de 0,77 gramas por litro de sangue, pelo que “não adoptou medidas preventivas” até porque “sabia perfeitamente que não podia conduzir” naquele “estado de embriaguez” e “não agiu com a precaução necessária”.

Sem querer falar sobre os factos, o arguido passou a primeira sessão do julgamento a ouvir os depoimentos de quatro vítimas do acidente, constituídas assistentes no processo. Verónica Ventura Jorge, Marta Andreia Rocha, Hugo Alexandre Santos e Daniela Neves relataram ao tribunal os momentos de “terror” vividos no momento do acidente, bem como as várias lesões que sofreram, tanto físicas como psicológicas.

Aliás, ainda hoje Verónica Jorge encontra-se “bastante afectada” e com “muitas limitações” fruto das sucessivas intervenções cirúrgicas a que foi, e ainda será, submetida.

O julgamento prossegue no dia 12 de Novembro com a audição das restantes assistentes e testemunhas.

Amigos de Ansião vivem “terror” em Pombal

Tanto as duas vítimas mortais como o maior número de feridos no acidente é oriundo do concelho de Ansião. Depois de terem estado a conviver num bar naquela vila, o grupo de amigos resolveu deslocar-se a Pombal para retemperar energias. Acabaram por viver momentos “horríveis” e de “terror” como relataram as primeiras vítimas a serem ouvidas pelo tribunal.

Anúncios

Sobre factualidades
Noticias sobre temas e factos da actualidade

2 Responses to Tribunal de Pombal está a julgar condutor que abalroou clientes de rulote

  1. João Forte says:

    Espero muito sinceramente que este condutor, além de condenado a pena efectiva, seja impedido de voltar a conduzir. A impunidade perante comportamentos criminosos, na estrada, tem de acabar. Perderam-se vidas, afectaram-se outras mais e isso terá de ser devidamente tomado em conta. Chega de mortes derivadas de comportamentos atentatórios para com a vida humana. Já vimos que chegue e se queremos acabar com as tragédias, temos de fazer por isso!

  2. Fábio Rodrigo says:

    Mentalizamo nos infelizmente das manobras fúteis e perigosas que presenciamos diariamente,não podemos requerer ás autoridades uma maior fiscalização ou “cerco” ás mesmas,mas podemos intervir diretamente precavendo e moralizando os que nos são mais próximos afim de evitar tais ações que nos são desferidas deliberdamente no seio social de uma forma egoista e irresponsável,mentalizemo nos civicamente que não é fashion” esgalhar,correr e assapar” vamos MUDAR…,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: