Futura casa mortuária de Chão de Couce nas mãos do tribunal

casa mortuária Chão CouceUm grupo de populares recorreu ao Tribunal Administrativo e Fiscal de Leiria para impedir a instalação da casa mortuária no edifício da antiga cantina escolar de Chão de Couce. Os autores da providência cautelar pretendem que seja suspensa a deliberação da Assembleia de Freguesia de 15 de Junho de 2012 na qual foi aprovada aquela decisão.

Em causa está o facto de a antiga cantina escolar se encontrar a paredes meias com um centro de Actividade de Tempos Livres (ATL) e uma creche, frequentado por cerca de uma centena de crianças.

Os autores do processo entendem que, ao concretizar-se a intenção da Junta de Freguesia de Chão de Couce em instalar no edifício a casa mortuária, as crianças são forçadas a “conviver com a presença do sofrimento de terceiros”. Consideram, ainda, que tal situação “afectará irremediavelmente a saúde mental e o equilíbrio emocional de crianças de tenra idade, que não sabem lidar com a realidade da morte”.

Por outro lado, referem que a Junta de Freguesia “não tem, só por si, legitimidade e capacidade” para tomar aquela decisão, tanto mais que “não foi ouvida a população, nem os pais das crianças” que frequentam aquelas valências.

Recordam que o edifício foi obra do “comendador e grande benemérito de todo o concelho Alberto Mendes Rosa” e que na respectiva matriz predial é referido que se “destina a cantina escolar”. “Sempre funcionou ao serviço da infância”, afirmam.

Orlando Cardoso | Horizonte

Anúncios

Sobre factualidades
Noticias sobre temas e factos da actualidade

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: