Escola Profissional da Zona do Pinhal acolhe parceiros internacionais

etpzpA Escola Tecnológica e Profissional da Zona do Pinhal (ETPZP), em Pedrógão Grande, vai organizar, na próxima semana, o 6º encontro do projecto internacional “Comenius 2012/2014: education and culture life long learning programme”. Os participantes na iniciativa serão recebidos, às 9:30 horas de segunda-feira, no Centro Cultural pelo presidente da Câmara Municipal, Valdemar Alves, e do director da escola, António Figueira.

Aquela iniciativa decorre em Portugal, depois da passagem pela Polónia, Alemanha, Inglaterra, Turquia e Letónia.

Durante uma semana, alunos e professores, irão reunir-se nas instalações da Escola Tecnológica e Profissional da Zona do Pinhal, no sentido de continuarem a desenvolver um projecto de trabalho e de aprendizagem que visa o intercâmbio de saberes entre escolas da União Europeia.

Ao longo da semana de trabalho, irão estar envolvidos formadores e alunos do Curso Técnico de Comunicação, Marketing, Relações Públicas e Publicidade, Técnico Auxiliar de Saúde e Restauração, no sentido de se fomentar também a interdisciplinaridade. Depois de visitarem no início da semana Pedrógão Grande, Coimbra, Nazaré e Óbidos, a organização pretende que os elementos, da equipa Comenius, continuem a desenvolver o e-book e reforçar as relações com os parceiros de trabalho.

Segundo Cristela Bairrada, formadora de Comunicação da ETPZP, “pretende-se que, ao longo destes dias que se pretendem de partilha, os parceiros conheçam os hábitos e costumes da cultura portuguesa. Sem nunca esquecer o objectivo das reuniões de trabalho que são a concretização de um e-book transversal a todos os países visitados, será uma semana rica em actividades de entre as quais se destacam a inauguração de uma exposição de fotografia, um peddy paper por Pedrógão Grande, visitas a alguns pontos turísticos da região Centro, workshop’s de escrita, fotografia e vídeo, entre muitas outras”.

Sob o tema “Costumes e Tradições” a semana pretende também “ser muito enriquecedora, uma vez que se pretende também uma troca constante de saberes”, adianta.

Este tipo de encontros é considerado pelos participantes, uma iniciativa de extrema relevância uma vez que possibilita desenvolver o conhecimento e o trabalho colaborativo entre as várias comunidades educativas no que respeita a diversidade de culturas, línguas e valores.

Para além disso, a organização destaca, por fim, o facto de esta iniciativa promover a mobilidade dos alunos entre os Estados membros da UE, estreitar parcerias entre escolas em projectos comuns, incentivar a aprendizagem / ensino das línguas, ajudar os jovens a adquirir as aptidões e as competências básicas de vida, necessárias ao seu desenvolvimento pessoal, à sua futura vida profissional e a uma cidadania europeia activa, bem como melhorar práticas de ensino.

A próxima reunião de trabalho terá lugar em Janeiro de 2014, na Grécia.

Anúncios

Sobre factualidades
Noticias sobre temas e factos da actualidade

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: