Pombal festejou Dia do Município a distinguir “selecção” de autarcas

Dia Municipio PombalPombal comemorou ontem o seu feriado municipal a homenagear os autarcas que cessaram funções depois de terem exercido, no mínimo, três mandatos. Foram “11 no dia 11 do 11, como se de uma selecção se tratasse”, disse o presidente da Câmara, Diogo Mateus, que comparou Narciso Mota a Cristiano Ronaldo.

E foi perante uma plateia a aplaudir de pé que Diogo agraciou Narciso com a Medalha de Mérito Municipal Grau Ouro. Não só pelas “obras e resultados” que durante 20 anos desenvolveu e alcançou e que “falarão no futuro”, mas, designadamente pelos “gestos e critérios que utilizou”. Ou seja, “a proximidade a todos, o rigor na gestão pública, a inexcedível dedicação, o cumprimento de objectivos, o desenvolvimento da estrutura orgânica e física do município, a saúde financeira, o trabalho determinado, empenhado e fortemente motivado”, disse.

Diogo Mateus referiu-se como uma “receita para uma vida feliz e de realizações” aquela que o seu antecessor deixa. Ou seja, “onde o trabalho humano, o cumprimento do dever, o respeito pelos compromissos, a honra no exercício das suas funções, o trato humano e a simplicidade dos gestos, convivem de modo normal e aliviam a dureza e a exigência que o cargo acarreta”.

Para o actual presidente da Câmara, o executivo por si liderado, e por unanimidade, não fez mais do que atribuir ao actual presidente da Assembleia Municipal o “estatuto de cidadão” que “há muitos anos já detinha” por “força de tudo aquilo que fez por todos nós e pela sucessiva confiança que milhares e milhares de pombalenses lhe confiaram durante 20 anos”.

Mas se Narciso Mota é, na opinião de Diogo Mateus, o “bota de ouro” da selecção, os presidentes de junta que cessaram funções com, pelo menos, três mandatos cumpridos, foram os “botas de prata”. Aqueles que o edil disse seguirem o espírito de São Martinho, na sua “generosidade e humildade”, principalmente a sua “predisposição e esforço para construir em comunidade socorrendo-se a essa grande alavanca que é a paz social”.

Depois, Diogo Mateus referiu-se às características daqueles autarcas. “Uns são mais talentosos e exuberantes, outros serão mais empáticos e racionais, outros ainda mais serenos e seguros, e ainda outros mais alegres e despreocupados”, disse.

Para Diogo Mateus aqueles “cidadãos de corpo inteiro” foram como que “uma cidade no cimo de uma montanha” onde “todos os viam, todos os conheciam, todos sabiam o que faziam, todos tiveram oportunidade de os avaliar, de os questionar, de os pôr à prova e de conhecer os seus limites e capacidades”.

Narciso Mota partilha homenagem com os eleitores do concelho

“Quando a gente veste uma camisola e gosta de defender causas a pensar no bem colectivo, dignificamos a vida pública, a vida autárquica e sentimo-nos sempre realizados com a consciência tranquila de dever cumprido”, disse ontem o social-democrata Narciso Ferreira Mota, depois de ter sido homenageado pelo Município de Pombal com a Medalha de Mérito Municipal em Ouro.

Uma homenagem que o actual presidente da Assembleia Municipal dedicou à família, mas também aos “eleitores do concelho” que “apostaram nos executivos” por si liderados durante cinco mandatos.

O autarca, que exerceu funções desde Janeiro de 1994 até há cerca de 20 dias, partilhou aquela distinção com os vários vereadores que com ele trabalharam, entre eles o actual presidente da Câmara, Diogo Mateus. Dedicou, também, a Medalha de Mérito Municipal aos cerca de 500 trabalhadores do município, associações empresariais, profissionais, colectividades, IPSS, comissões de fábrica de igreja, de capela, agentes económicos, ou seja, a todas as “forças vivas”.

Narciso Mota referiu, ainda, que Pombal “terá sempre um futuro promissor” até porque os pombalenses “são pessoas que sabem trabalhar, viver em complementaridade, sabem respeitar, mas acima de tudo, tem nos momentos mais difíceis o sentimento de partilha, de solidariedade, de interajuda e humano”.

Anúncios

Sobre factualidades
Noticias sobre temas e factos da actualidade

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: