Cercipom descentraliza valências em novo edifício inaugurado na Guia

inaug lar Cercipom GuiaO secretário de Estado da Segurança Social, Agostinho Branquinho, sublinhou, na sexta-feira, a prioridade do governo para a área da deficiência ao inaugurar um lar residencial e centro de actividades ocupacionais da Cooperativa de Ensino e Reabilitação de Crianças Inadaptadas de Pombal (Cercipom) na vila da Guia, na zona Oeste do concelho.

“Quando se tem fortes constrangimentos orçamentais somos obrigados a definir prioridades”, disse o governante, adiantando que “na área da acção social a prioridade do governo é muito clara, a deficiência”.

Depois de visitar as novas instalações da Cercipom, representativas de um investimento de 1,2 milhões de euros, comparticipado em 90 por cento pelo Programa Operacional do Potencial Humano e o restante pelo Município, que também cedeu o terreno, Agostinho Branquinho anunciou a celebração de um contrato de cooperação, na próxima terça-feira, com vista a “garantir a sustentabilidade das instalações”.

Um acordo que irá permitir que a instituição possa acolher 18 utentes no lar residencial e 30 no centro de actividades ocupacionais. “Uma peça fundamental para o dia-a-dia desta casa”, afirmou o secretário de Estado.

Ao iniciar a sua intervenção, o governante aproveitou a ocasião para, na pessoa do pároco local, António Nogueira Torres, “reconhecer o notável trabalho que a igreja portuguesa desenvolve na área social”. “Um papel relevantíssimo no apoio aos mais necessitados”, disse.

Antes, Manuel Santos, presidente da direcção da Cercipom destacou aquele “marco histórico” na vida da instituição que actualmente dá apoio a cerca de 300 utentes nas suas variadas valências.

Se considerou a presença do secretário de Estado como um “estímulo importante para continuar o trabalho desenvolvido”, o dirigente realçou o “apoio incondicional” do município, que faz com que “Pombal seja uma referência no apoio que presta a instituições sociais”.

Já o presidente da Câmara Municipal, Diogo Mateus, sublinhou “aquele que foi o esforço inequívoco” da autarquia para a área social devido à “astúcia política” de Narciso Mota, que nos últimos 20 anos geriu os destinos do município.

Por outro lado, o autarca enalteceu o “envolvimento da comunidade” para a prossecução daquele projecto da Cercipom. “Temos razões para estarmos felizes porque tudo se fez bem”, disse Diogo Mateus referindo-se ao projecto em si, ao local de implementação, aos meios disponibilizados, aos recursos financeiros investidos e às valências que ali irão funcionar.

Anúncios

Sobre factualidades
Noticias sobre temas e factos da actualidade

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: