Médica-cirurgiã quer levar terapia reikiana ao hospital de Pombal

nucleo Reiki PombalO núcleo de Pombal da Associação Portuguesa de Reiki quer desenvolver um projecto de voluntariado de consultas gratuitas de terapia complementar no Hospital Distrital de Pombal. O anúncio foi feito durante uma sessão pública de esclarecimento sobre o Reiki, realizada sábado à tarde no mini-auditório do Teatro-Cine de Pombal.

Segundo Elsie Lopes, Assistente Hospitalar de Cirurgia Geral naquela unidade hospitalar, que integra o Centro Hospitalar de Leiria, o projecto já foi apresentado estando a aguardar pela “luz verde” por parte da direcção clínica e do conselho de administração.

O objectivo principal passa por levar o “bem-estar dos doentes através do relaxamento, equilíbrio emocional mental e físico” proporcionando uma “redução e alívio da dor” com “serenidade, auto consciencialização, diminuição do stress, ansiedade, sofrimento e medos”.

O projecto, já implementado em outros hospitais do país, terá como público-alvo “todos os pacientes internados ou em regime de ambulatório, seus familiares e cuidadores, bem como a pessoas que colaboram nos diferentes serviços da instituição”.

Elsie Lopes, que juntamente com Sónia Godinho, criou o núcleo de Pombal da Associação Portuguesa de Reiki, enaltece a importância daquela forma de terapia “ministrada através do toque, promovendo um processo de bem-estar a nível físico, mental emocional e espiritual”.

No entender daquela médica-cirurgiã, “com o avanço dos tempos e das tecnologias” as pessoas deixaram de manter “laços estreitos com os seus médicos” pelo que “o Reiki vai trazer a humanização e estreitar a relação com os doentes”.

Até porque, segundo Elsie Lopes, a “medicina está aberta a novas terapias complementares” e a “novas formas de estar e de pensar a espiritualidade”.

Aquela terapeuta refere, ainda, que “os estudos têm demonstrado bastante sucesso no bem-estar dos doentes” designadamente os oncológicos. “A pessoa relaxa e isso provoca diminuição da corrente sanguínea, a oxigenação melhora e isso produz um estado de relaxamento profundo e de bem-estar”, afirma.

Referindo que “o toque, o carinho, o amor acalma-nos” até porque “transmite calor, serenidade e cura”, aquelas formadoras e terapeutas de Reiki pretendem com o núcleo. recém criado em Pombal, “espalhar os saberes, a vontade e a filosofia de vida à comunidade”.

Para além do testemunho do terapeuta Rui Pinhão junto de doentes de Alzheimer, aquela sessão pública contou com a intervenção de vários reikianos que transmitiram as suas experiências com aquela terapia.

 

 

Anúncios

Sobre factualidades
Noticias sobre temas e factos da actualidade

One Response to Médica-cirurgiã quer levar terapia reikiana ao hospital de Pombal

  1. Pingback: Médica-cirurgiã quer levar terapia reiki ao hospital de Pombal | Reiki em Portugal

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: