Museu Marquês de Pombal distinguido pela Associação Portuguesa de Museologia

distincao museuO Museu Municipal Marquês de Pombal foi distinguido pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM), no âmbito dos Prémios APOM 2013, com uma Menção Honrosa, na categoria Melhor Incorporação, atribuída na sequência do enriquecimento do seu espólio pelo empresário Carlos Gomes Vieira, presidente do Conselho de Administração da Auto Sueco (Coimbra).

De acordo com uma nota de imprensa emitida pela Câmara Municipal, “trata-se de um galardão, integrado num palmarés com 25 categorias, que premeia as boas práticas nos domínios da salvaguarda, preservação e valorização do património, pelo que a distinção constitui um importante reconhecimento do trabalho desenvolvido no Museu Marquês de Pombal, concretamente, nos domínios da incorporação de obras de arte, do estudo e da divulgação do património histórico e artístico”.

“Simultaneamente, presta uma merecida homenagem à generosidade e à confiança de um dos grandes beneméritos do Museu, o empresário Carlos Gomes Vieira”, adianta.

A cerimónia de entrega dos prémios realizou-se, na sexta-feira, 13 de Dezembro, no Museu das Comunicações, em Lisboa, e contou com a presença de diversas entidades do panorama museológico nacional. O Museu Municipal Marquês de Pombal fez-se representar pela sua técnica superior de conservação e restauro, Cidália Botas, e pelo vereador da Cultura do Município, António Pires, acompanhados pelo mecenas do museu, Carlos Gomes Vieira.

Inaugurado em 1982, o Museu Municipal Marquês de Pombal teve como acervo inicial as colecções doadas pelo benemérito Manuel Gameiro, que ao longo dos anos tem sido enriquecido por outros benfeitores. Todo o espólio é tratado, em diversas vertentes, assegurando-se o seu registo e conservação.

“A confiança que proprietários e coleccionadores depositam no trabalho dos técnicos do museu é reconhecida ao considerar-se as doações que, ao longo dos anos, têm vindo a ser feitas”, refere a mesma nota de imprensa, sublinhando que “acresce a esta, o testemunho dos inúmeros visitantes e, agora, ao mais alto nível, também a distinção atribuída pela Associação Portuguesa de Museologia.”

Anúncios

Sobre factualidades
Noticias sobre temas e factos da actualidade

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: