Pedrógão Grande homenageia José Costa dos Santos

Jose Costa SantosO Município de Pedrógão Grande associou-se a um grupo de amigos e antigos colegas de escola para homenagear o arqueólogo José Costa dos Santos, falecido em Fevereiro de 2012.

A iniciativa decorrerá a partir das 9:00 horas no dia 11 de Janeiro na Casa Municipal da Cultura daquele concelho do Norte do distrito de Leiria, onde estará patente ao público uma exposição sobre a vida do homenageado.

De seguida haverá um “momento de dissertações por forma a honrar a memória” de José Costa dos Santos. Pelas 12:00 horas será celebrada na Igreja Matriz de Pedrógão Grande uma eucaristia por “Costinha”, seguindo-se a deposição de uma coroa de flores na sepultura do antigo arqueólogo.

O evento culminará com um almoço-convívio no Hotel da Montanha, em Pedrógão Pequeno.

A Câmara Municipal, presidida por Valdemar Alves, convida à participação da iniciativa, manifestando “o nosso apreço e reconhecimento pelo estudo, investigação e trabalho em prol da história do nosso concelho” realizado por José Costa dos Santos.

José Costa dos Santos faleceu, aos 61 anos de idade, a 20 de Fevereiro de 2012, vítima de atropelamento no sítio onde se encontrava a trabalhar numa estação arqueológica junto a Arraiolos.

Natural de Pedrógão Grande, fez o seu curso de Arqueologia em Coimbra, como trabalhador-estudante, sendo muito estimado por todos os seus colegas e professores, dado o seu espírito afável e sempre solícito. Fizera da Arqueologia o seu sonho de vida, mormente depois de se haver aposentado dos CTT. Um dos seus últimos grandes trabalhos foi o acompanhamento de obras em Silves, que levou à descoberta de um grande aglomerado urbano árabe ainda bastante bem conservado, o que lhe dera grande prazer.

Na ocasião, o agora presidente da Câmara Municipal de Pedrógão Grande, Valdemar Alves, considerou Costa Santos como “um grande académico, um profundo investigador, um humanista, um homem solidário e democrata por excelência”.

 

Anúncios

Sobre factualidades
Noticias sobre temas e factos da actualidade

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: