Autarca de Pombal vai a Barcelona visitar cidade inclusiva

prog rampa O presidente da Câmara Municipal de Pombal vai deslocar-se este mês a Barcelona para visitar “in loco” as várias medidas implementadas que fazem daquela uma cidade europeia inclusiva. A visita será realizada no âmbito do projecto “Pombal Inclusivo” que contempla os programas Municipal e Local de Promoção de Acessibilidade, no âmbito de uma candidatura ao programa RAMPA.

Diogo Mateus far-se-á acompanhar pela vereadora do pelouro, Ana Gonçalves, bem como das técnicas do município, Sílvia Ferreira e Odete Gomes, para além do presidente da Cooperativa de Ensino e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados (Cercipom), Manuel Santos, também comandante da Esquadra da PSP de Pombal.

Apresentado publicamente em Fevereiro do ano passado, o “Pombal Inclusivo” tem como objectivo principal melhorar a qualidade de vida dos munícipes e quem visita o concelho, sobretudo, os de mobilidade reduzida.

Os programas Local e Municipal de Promoção de Acessibilidade resultam da aprovação de uma candidatura ao Regime de Apoio aos Municípios para a Acessibilidade (RAMPA), no valor de cerca de 170 mil euros, e permitirá criar, no concelho, um “conjunto de medidas que garantam, progressivamente, a eliminação das barreiras arquitectónicas, sociais e psicológicas que todos os dias prejudicam a vida de todos aqueles com mobilidade reduzida”, anuncia a Câmara Municipal.

Segundo a edilidade, o Programa Municipal de Promoção de Acessibilidade envolve populações, associações e entidades de “modo a inserir dinâmicas municipais capazes de manter o desígnio cívico de integração na agenda de trabalho de toda a comunidade”. Trata-se de um programa de natureza multidisciplinar que abordará as temáticas do espaço público, do edificado, dos transportes, da comunicação, do design e da infoacessibilidade.

Já o Programa Local, que consiste na adopção de medidas estratégicas de acessibilidade a um território concreto, detecta os problemas existentes, estuda as soluções apropriadas e propõe as acções específicas para dotar a área previamente definida das condições próprias do acesso universal à cidade.

Entretanto, a autarquia deliberou, recentemente, aderir à Rede de Cidades e Vilas de Excelência que visa possibilitar a intervenção no espaço urbano através de um plano baseado na partilha de conhecimentos e competências em rede.

Anúncios

Sobre factualidades
Noticias sobre temas e factos da actualidade

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: