José Costa nomeado comandante operacional municipal de Pombal

Jose CostaO comandante dos Bombeiros Voluntários de Pombal, José António Costa, foi nomeado hoje Comandante Operacional Municipal da Protecção Civil, por despacho do presidente da Câmara Municipal, Diogo Mateus.

Segundo uma nota de imprensa da autarquia, a nomeação “terá uma comissão de serviços com duração de três anos, que poderão ser sucessivamente renováveis por iguais períodos, da qual não resultará a percepção de qualquer remuneração por parte do nomeado.”

José Costa, de 50 anos de idade, comanda a corporação de bombeiros de Pombal desde 16 de Dezembro de 2006, e sargento-ajudante da Força Aérea Portuguesa, tendo passado à reserva a 16 de Julho de 2012.

O comando operacional municipal da protecção civil estava vago desde Fevereiro de 2012, altura que Nuno Osório, que exercia as funções desde Junho de 2009, passou a ser o comandante dos Bombeiros Municipais da Figueira da Foz.

Segundo a Câmara Municipal de Pombal, o Comandante Operacional Municipal da Protecção Civil “tem por competências acompanhar as operações de protecção e socorro que ocorram na área do concelho, figurando como o responsável pela promoção e elaboração dos planos prévios de intervenção com vista à articulação de meios face a um conjunto de cenários previsíveis.”

“Tem igualmente como competência dar parecer sobre o material mais adequado à intervenção no município, bem como terá como incumbência comparecer nos locais de sinistros, sempre que as circunstâncias assim o aconselham”, refere, acrescentando que é àquele responsável “quem cabe assumir a coordenação das operações de socorro de âmbito municipal, nas situações previstas no plano de emergência municipal, bem como quando a dimensão do sinistro requeira o emprego de meios de mais de um corpo de bombeiros.”

Ao longo da sua actuação como responsável máximo operacional dos Bombeiros Voluntários de Pombal, José Costa adquiriu várias competências profissionais, que lhe permitem dirigir os destinos operacionais da corporação pombalense.

Do seu currículo destacam-se as formações para a sua função. Iniciou a sua formação em 2004, frequentando em Sintra a Escola Nacional de Bombeiros diversas formações. Em 2005, após ter concluído com sucesso o Curso de Formação Pedagógica de Formador, frequenta o Curso de Formador de Brigadas de Incêndio.

No ano seguinte, frequenta em Sintra o Curso de Quadros de Comando, bem como os módulos de Organização e Liderança, Organização Jurídica, Operacional Organização de Postos de Comando e Supressão de Acidentes.

Em 2007 frequenta em Sintra os cursos de Formação para Directores de Heliportos dedicados a Combate a Incêndios I / Introdução; Prevenção no Combate a Incêndios Florestais e Combate a Incêndios Urbanos e Industriais, na Escola Nacional de Bombeiros. Também em 2007 ganha competência como Tripulante de Ambulância e Transporte.

Em 2008 reforça os seus conhecimentos no quadro do Regime Jurídico dos Bombeiros Portugueses, através do curso com o mesmo nome, ministrado pela Autoridade Nacional da Proteção Civil.

Durante a sua carreira militar, ganhou competências nas Forças Armadas, tendo frequentado os cursos de Defesa Nuclear, Biológica e Química, NBC; Proteção Individual, Nuclear, Biológica e Química e o Curso Prevenção e Segurança para Sistemas de Armas Aerotransportadas, todos na Força Aérea Portuguesa.

Anúncios

Sobre factualidades
Noticias sobre temas e factos da actualidade

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: