Rede de água pública chega a mais de 1.100 habitações em Pombal

torneira_aguaO Município de Pombal iniciou esta semana o abastecimento público de água a cerca de 1.100 habitações que até agora eram abastecidas por redes privadas exploradas por associações de moradores. Para o efeito, a autarquia investiu mais de cinco milhões de euros.

Segundo a autarquia presidida por Diogo Mateus, o sistema de abastecimento de água Venda Nova / Vermoil irá permitir as povoações das localidades de Águas Férreas, Carrinhos, Flandes, Mancos, Travassos, Vale Coimbra, Matos da Ranha, Outeiro da Ranha, Ranha de Baixo, Ranha de São João e Venda Nova, pertencentes às freguesias de Pombal e Vermoil.

Para o efeito, a empreitada, que contempla também a construção da rede de saneamento básico, compreendeu 53,3 kms de rede de distribuição, 8,8 km de condutas adutoras, cerca de 1.100 ramais domiciliários, bem como reservatórios constituídos por “duas células apoiadas de 600 m3 cada e um reservatório elevado bi-compartimentado com capacidade para 2 x 2000 m3”, refere a edilidade, adiantando que “construiu-se também um equipamento eléctrico e electromecânico incorporado nos reservatórios”.

O fornecimento de água era assegurado desde há dezenas de anos pelas Associação de Melhoramentos do Lugar de Outeiro da Ranha, Associação Isidoro Ferreira Gomes, Associação de Captação do Outeiro da Ranha, Associação de Solidariedade Social e Melhoramentos do Travasso e Circunvizinhos, e pela Associação dos Vizinhos e Amigos dos Matos da Ranha.

Como aquele novo sistema, o município passa a fornecer água pública à totalidade do concelho. O que também implica que “deixará de prestar apoio no controlo qualitativo” da água para consumo humano distribuído por aquelas associações locais, “onde se têm verificado nalguns casos, incumprimento nos parâmetros legais estabelecidos”, refere uma nota emitida pela autarquia.

 

Anúncios

Sobre factualidades
Noticias sobre temas e factos da actualidade

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: