Centro de dia para doentes de Alzheimer entrou em funcionamento em Pombal

centro de dia AlzheimerO Centro de Dia do Marquês, destinado a doentes de Alzheimer, entrou em funcionamento no início do mês em Pombal. Trata-se de um edifício construído pelo Lions Clube Marquês de Pombal em terreno cedido pela Câmara Municipal, tendo sido entregue à associação Alzheimer Portugal.

Localizado numa urbanização na periferia da cidade de Pombal, o edifício acolhe, também, a sede social do clube lionístico e os serviços da Delegação Centro da Alzheimer Portugal.

Trata-se do quarto centro de dia da Alzheimer Portugal, juntando-se assim ao Centro de Dia “Prof. Dr. Carlos Garcia” em Lisboa, ao Centro de Dia da “Casa do Alecrim, no Estoril e ao Centro de Dia “Memória de Mim” em Matosinhos.

“Mais um espaço construído de raiz a pensar nas características e necessidades das pessoas com demência, que tem capacidade para 15 utentes”, refere aquela organização.

Tal como todas as unidades específicas da Alzheimer Portugal, também aquela “pretende ser um modelo de boas práticas nos cuidados às pessoas com demência”, refere a instituições, adiantando que “a grande preocupação nos cuidados passa pela abordagem centrada na pessoa”, ou seja, “no respeito pela sua história, pelas suas emoções e desejos, procurando acima de tudo melhorar a sua qualidade de vida, no respeito absoluto pelos direitos fundamentais à liberdade e à autodeterminação, promovendo a autonomia e o envolvimento social”.

A Alzheimer Portugal refere que “ao longo do seu dia-a-dia neste equipamento os utentes beneficiarão de um conjunto alargado de actividades de relaxamento, de lazer e, também, de actividades de estimulação cognitiva individuais e em grupo, especificamente desenvolvidas para pessoas com doença de Alzheimer ou outra forma de demência.”

“Os utentes poderão assim participar em sessões de dança, expressão plástica, ateliês de culinária, jardinagem, agricultura, actividades de leitura, escrita, entre outras”, conclui a instituição. 

Anúncios

Sobre factualidades
Noticias sobre temas e factos da actualidade

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: