Castelo de Pombal poderá ser tutelado pela Câmara

Castelo PombalA utilização e gestão do Castelo de Pombal poderá vir a ser cedida à Câmara Municipal, que passará, dessa forma, a ter “mais amplitude de actuação”, anunciou o presidente da autarquia, Diogo Mateus, depois de uma reunião com o Sub-director Geral do Património, Eduardo Alabaça.

O autarca foi à Direcção Geral do Tesouro e Finanças abordar algumas pastas que “merecem um maior envolvimento municipal” entre os quais o Castelo, a Torre do Relógio Velho, o edifício da antiga Escola Conde de Castelo Melhor e a Ecomatur, na Mata Nacional do Urso.

“Houve uma enorme abertura da direcção-geral em perceber que nós, localmente, temos condições para fazer um trabalho que eles infelizmente não têm”, referiu o edil social-democrata.

Quanto ao Castelo e à Torre do Relógio Velho o procedimento passará por ceder os monumentos ao município e definir quais as áreas em que aquele “poderá actuar enquanto seu utilizador”. Por outro lado, a autarquia irá “avaliar todo o conjunto de investimentos realizados na sua preservação e recuperação” para que seja “tido em conta na duracção do prazo de cedência”, refere Diogo Mateus.

O autarca realça a importância daquela medida para o município, uma vez que “ficaremos com mais amplitude de actuação” ficando, também, estabelecidas as “actividades que à partida poderemos desenvolver”.

Uma das intenções passará por integrar os dois monumentos no plano de acção da Rede de Muralhas e Castelos Medievais do Mondego, bem como num circuito turístico pedonal que ligue a Praça Marquês de Pombal ao Castelo, com passagem pela Torre do Relógio Velho.

Quanto ao antigo edifício da Escola Conde de Castelo Melhor, onde funciona provisoriamente algumas turmas do 1º Ciclo do Ensino Básico, será apresentada uma proposta de alienação ao município após uma avaliação do imóvel. Quanto à sua utilização futura, “tudo está em aberto”, afirma o autarca, avançando, desde já, com dois cenários: um pólo escolar na cidade ou a sua conversão em esquadra da Polícia de Segurança Pública.

 

Anúncios

Sobre factualidades
Noticias sobre temas e factos da actualidade

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: