JSD de Alvaiázere lança petição para reduzir turmas em territórios de baixa densidade

escola_alunosA Juventude Social Democrata (JSD) de Alvaiázere lançou uma petição pública para permitir uma redução do número de alunos por turma nos territórios de baixa densidade. “Situações diferentes devem ser analisadas de forma distinta”, dizem os peticionários.

Manuel Lourenço, primeiro subscritor e líder daquela estrutura concelhia da JSD, refere que a iniciativa “pretende mobilizar e sensibilizar toda a comunidade, de forma transversal, para os constrangimentos com que as escolas do interior se deparam para prosseguir a sua missão de educar e formar os jovens nesses territórios, em larga medida, pela limitação que o diploma encerra”.

A petição, já subscrita pelo deputado do PSD, Pedro Pimpão, e pelo presidente da Câmara Municipal de Alvaiázere, considera “indubitável” que aqueles normativos “estão a incapacitar as escolas de fixar os alunos nos seus concelhos” contribuindo “sobremaneira para o êxodo precoce dos jovens, para o agravamento do envelhecimento demográfico e para um vazio de oferta educativa nestes territórios”.

O documento afirma que o Despacho que estabelece as normas a observar na constituição de turmas “impõe bitolas que não atendem ás especificidades demográficas da maior parte do país, levando a uma perda crescente da capacidade de oferta pública de ensino no interior, tendo como corolário a impossibilidade de se abrirem turmas, com especial incidência, no ensino secundário”.

Os peticionários dão o exemplo que o diploma “obriga a que, quer em Lisboa (onde a densidade populacional é de 6446,2 habitantes por km2), quer em Alvaiázere (que apresenta uma densidade populacional de 45,4 habitantes por km2), o número mínimo de alunos para permitir a abertura de uma turma nos cursos científico-humanísticos ou nos cursos profissionais, seja exactamente o mesmo: 26 e 24 respectivamente”.

 

 

 

 

 

Anúncios

Sobre factualidades
Noticias sobre temas e factos da actualidade

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: