“Pombal inclusivo” debate acessibilidade e mobilidade

Pombal cidade“Sensibilizar para as melhores práticas na construção de um território para todos”, é o objectivo do seminário sobre “A acessibilidade e a mobilidade como factores de desenvolvimento” que irá decorrer hoje, 5 de Março, em Pombal. A iniciativa surge no âmbito do projecto “Acessível para todos” que o município está a desenvolver com o “intuito de proporcionar melhor qualidade de vida aos seus cidadãos”, refere a autarquia.

Segundo a edilidade presidida por Diogo Mateus, naquele domínio “assumem particular relevância os planos de Promoção da Acessibilidade, em curso, os quais permitirão ao município dar continuidade às práticas pioneiras em Portugal em matéria de acessibilidade, reforçando o trabalho já efectuado”.

Durante o seminário, que decorrerá durante todo o dia no Teatro-Cine de Pombal, serão abordadas, em quatro painéis distintos, temáticas como a promoção da acessibilidade em Pombal, os conceitos e práticas de acessibilidade para todos com apresentação de experiências nacionais e internacionais, e o turismo acessível como factores de desenvolvimento territorial.

Os trabalhos terão início pelas 10:00 horas com as intervenções do presidente da Câmara de Pombal, e representantes da secretaria de Estado da Solidariedade e da Segurança Social, do Instituto Nacional para a Reabilitação, e da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal.

“Turismo, Património e Acessibilidades” é o tema do primeiro painel no qual intervirão representantes do Turismo de Portugal, IP e da Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais.

Seguir-se-á o painel “A promoção da acessibilidade em Pombal” com as intervenções dda empresa MPT, Lda. e o testemunho do pombalense Paulo Azevedo com “A força na diferença”.

De tarde, serão dadas a conhecer as experiências de Viseu e Vilamoura bem como da cidade espanhola de Pontevedra.

No final dos trabalhos será apresentado, pelo presidente da Câmara de Pombal, o Manual de Orientações Técnicas “Acessibilidades e Mobilidade” e formalizada a adesão do município à Rede de Cidades e Vilas de Excelência.

O seminário encerrará com a transmissão de “Ferrugem e Osso”, vencedor do prémio de melhor filme no London Film Festival. Nomeado para o Festival de Cannes, Globos de Ouro e Prémio BAFTA.

 

Anúncios

Sobre factualidades
Noticias sobre temas e factos da actualidade

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: