Redinha comemora 203 anos da Batalha com recriação histórica

batalha RedinhaA Junta de Freguesia da Redinha, com a colaboração do Município de Pombal, celebrou no domingo, as comemorações do 203 anos da Batalha da Redinha, evento que teve como intuito maior a celebração dos tempos de paz e a homenagem aos que perderam a vida na sequência desses trágicos acontecimentos aquando das invasões francesas.

As comemorações tiveram o seu ponto alto com uma homenagem aos mortos na Batalha, por parte dos presidentes da Junta de Freguesia, Carlos Ribeiro, e da Câmara Municipal, Diogo Mateus, seguida da recriação histórica daquelas invasões francesas.

Ao longo do dia decorreu, também, a já tradicional “Feira de Velharias e Doces Regionais” com vista a promover os produtos endógenos daquela freguesia localizada no sopé da Serra de Sicó.

A animação esteve a cargo do Rancho Folclórico da Redinha e da Sociedade Filarmónica Louriçalense.

As invasões francesas estão na génese dos acontecimentos mais trágicos ocorridos no concelho de Pombal nos seus quase novecentos anos de história. Para além da mortandade ocorrida nos dias 11 e 12 de Março de 1811, em consequência das rudes batalhas ocorridas em Pombal e Redinha contra os invasores, durante cerca de quatro anos, entre 1807 e 1811, esta localidade foi inúmeras vezes atravessada por exércitos, franceses, portugueses, espanhóis e ingleses, e todos eles deixaram marcas penosas de sofrimento, de espoliação e de morte.

As maiores calamidades foram provocadas pelos franceses, não só pelos massacres que dizimaram a população, ou pelas pilhagens comparticipadas pelas tropas inglesas, mas sobretudo pelos incêndios que praticamente destruíram a vila. Acabada a guerra, o regresso daqueles que se refugiaram no meio das ruínas culminou com um surto epidémico vitimando centenas de pessoas.

Anúncios

Sobre factualidades
Noticias sobre temas e factos da actualidade

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: