Alzheimer Centro celebra 11 anos com inauguração de centro de dia

centro de dia AlzheimerA Delegação Centro da Alzheimer Portugal, sedeada em Pombal, está a preparar a celebração dos seus 11 anos de existência, e para assinalar a data irá inaugurar o Centro de Dia do Marquês. Um edifício construído pelo Lions Clube Marquês de Pombal em terreno cedido pela Câmara Municipal, tendo sido entregue à associação Alzheimer Portugal.

“Mais um espaço construído de raiz a pensar nas características e necessidades das pessoas com demência, que tem capacidade para 15 utentes”, refere a Alzheimer Portugal que passa a contar, agora com quatro centros de dia no país.

Tal como todas as unidades específicas da Alzheimer Portugal, também aquela “pretende ser um modelo de boas práticas nos cuidados às pessoas com demência”, refere a instituições, adiantando que “a grande preocupação nos cuidados passa pela abordagem centrada na pessoa”, ou seja, “no respeito pela sua história, pelas suas emoções e desejos, procurando acima de tudo melhorar a sua qualidade de vida, no respeito absoluto pelos direitos fundamentais à liberdade e à autodeterminação, promovendo a autonomia e o envolvimento social”.

“Os utentes poderão assim participar em sessões de dança, expressão plástica, ateliês de culinária, jardinagem, agricultura, actividades de leitura, escrita, entre outras”, conclui a instituição.

Criada em 2003, agora instalada no novo centro de dia, a Delegação Centro da Alzheimer Portugal, presta serviços e desenvolve actividades no sentido de prestar apoio psicossocial tanto ao doente de Alzheimer como ao cuidador.

Na vasta lista de serviços prestados encontram-se o serviço social, psicologia, terapia ocupacional, fisioterapia, grupos de ajuda-mútua, grupos psicoeducativos, formação (e cursos de formação em workshop), grupos de estimulação cognitiva, sessões de hidroterapia, sessões de Snoezlen, actividades para cuidadores, espaço Actualidade Informativa (programa de rádio e jornais), actividades de estimulação cognitiva em sala, actividades de alívio para doentes e cuidadores, actividades de intervenção terapêutica em museus, banco de ajudas técnicas, programa de apoio à incontinência, interacção com as IPSS do concelho de Pombal, integração na Rede Social de Pombal e no Banco Concelhio de Voluntariado.

Anúncios

Sobre factualidades
Noticias sobre temas e factos da actualidade

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: