Ansião comemora Dia do Teatro com “Nem louco, nem morto”

olimpoO Dia Mundial do Teatro será celebrado no sábado, dia 29, em Ansião com um espectáculo levado a cabo pelo Teatro Olimpo. O grupo subirá ao palco do Centro Cultural pelas 21:30 horas com a peça “Nem louco, nem morto”, construído a partir de “O Doido e a Morte” de Raúl Brandão.

 

Estreada no passado mês de Janeiro, trata-se de uma peça cómico satírica que assenta numa adaptação daquela farsa de Raúl Brandão, texto publicado em 1923 que é unanimemente considerado como uma das obras mais emblemáticas do teatro português contemporâneo.

“A acção desenvolve-se num contexto marcado pela degradação da vida social e política da República”, tendo sido pela primeira vez representada no Teatro Politeama, a 1 de Março de 1026, refere o grupo. “Afirmação do génio” para José Régio, “definitiva criação do teatro português de todos os tempos” para David Mourão-Ferreira.

Também o Teatro Olimpo se apaixonou por aquela “preciosidade” da literatura dramática portuguesa e partiu para a sua adaptação, procurando exaltar as suas melhores passagens.

O dramaturgo Raul Brandão (1867-1930) foi aliás uma das grandes figuras da literatura portuguesa na transição do século XIX para o século XX. “O teatro viveu sempre no seu espírito como um sonho adiado”, como disse João Pedro de Andrade. Sonho pressentido nas suas crónicas do “Correio da Manhã” (1895), nas quais defendia um teatro cuja “linguagem sem frases se não perdesse em palavras, que permitisse revelar a alma descarnada dos homens e das coisas”.

Anúncios

Sobre factualidades
Noticias sobre temas e factos da actualidade

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: