Pombal celebra dia dos centros históricos

Praça Marques PombalA Junta de Freguesia de Pombal vai comemorar no próximo fim-de-semana o Dia Nacional dos Centros Históricos através da realização de um conjunto de actividades ao longo de três dias. Com a iniciativa, a autarquia pretende “assumir um papel mais interventivo no que concerne à dinamização e usufruto da Praça Marquês de Pombal, zona histórica da cidade”, refere Nelson Pedrosa, membro do executivo presidido por Nascimento Lopes.

 

O autarca destaca o conjunto de acções a desenvolver de sexta-feira a domingo, “oferecendo a todos os visitantes muita animação, desporto e cultura”.

O programa tem início na manhã de sexta-feira com a iniciativa “Desporto para todos”, decorrente à tarde workshop’s pedagógicos direccionados ao público escolar. A noite é reservada para o Fado de Coimbra, com “Coimbra em Piano de Fundo” com voz de Patrick Mendes e acompanhamento de Daniel Romeiro, Ricardo Silva e João Silva.

A manha de sábado está reservada para a ginástica, numa parceria com o ginásio Life Concept. Pelas 15 horas decorrerá a final do concurso “Quinto Império”, no Museu Marquês de Pombal, seguindo-se um jogo de Xadrez Humano na Praça Marquês de Pombal.

Pelas 18:30 horas será realizada uma palestra, no Celeiro do Marquês (Centro Cultural), alusiva ao tema “Cultura Científica em Portugal” com Rosalina Vargas, numa parceria com o Rotary Club de Pombal. À noite actuará na Praça Marquês de Pombal o grupo “Dona Ester”.

A tarde de domingo será preenchida com uma festa popular com animação e gastronomia, em colaboração com a Paróquia de Pombal e as várias comissões de Capelas da Freguesia.

“Durante estes três dias haverá uma esplanada com venda de bebidas, petiscos e café, dando possibilitando aos pombalenses de regressar à Praça Marquês de Pombal, desfrutando dele e ao mesmo tempo aproveitar para almoçar, lanchar ou conviver”, refere Nelson Pedrosa, acrescentando que “a concessão da esplanada ficará a cargo do Teatro Amador de Pombal, enquanto o café estará sob a responsabilidade do Interact de Pombal, dando assim uma componente social a este evento.”

Ao celebrar o Dia Nacional dos Centros Históricos, Pombal mantém a sua aposta na dinamização do núcleo histórico da cidade, também com o objectivo de chamar à zona os pombalenses e, assim, promover o designado comércio tradicional.

Naquela estratégia insere-se a decoração floral que na quinta-feira da passada semana foi inaugurada e que permanecerá nas ruas até final de Abril. Uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal envolvendo as crianças dos vários jardins-de-infância da cidade, com vista a assinalar a chegada da Primavera.

Outra das iniciativas promovidas pela autarquia, consiste no programa “Porta Aberta” destinado ao arrendamento comercial, a baixo custo, destinado a jovens empreendedores, incentivando-os a criar os seus negócios naquele núcleo urbano da cidade. O programa está em fase de apresentação de candidaturas até final do mês.

Anúncios

Sobre factualidades
Noticias sobre temas e factos da actualidade

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: