GNR intercepta camião a transportar 40 toneladas de resíduos perigosos

(foto arquivo)

(foto arquivo)

A Guarda Nacional Republicana (GNR) interceptou na madrugada de sexta-feira um camião, carregado com mais de 40 toneladas de resíduos hospitalares perigosos, que tinha como destino um aterro sanitário de Pombal, apesar do documento de transporte mencionar cascas de madeira.

A intercepção ocorreu no IC3, na zona de Maçãs de D. Maria, no concelho de Alvaiázere, e o camião tinha como destino a empresa de recolha e tratamento de resíduos, Ambipombal, sedeada na Redinha, no concelho de Pombal.

Segundo o comandante do Destacamento Territorial de Pombal da GNR, a abordagem esteve a cargo de militares do núcleo de protecção ambiental, na sequência de um alerta que chegou à guarda, dando conta da deslocação de um camião carregado de resíduos hospitalares. Apesar de o motorista ter afirmado que transportava cascas de madeira, a inspecção realizada pela GNR confirmou a presença de mais de 40 toneladas de resíduos hospitalares.

Uma situação que fez com que o camião fosse encaminhado de imediato para a empresa onde foi realizada uma inspecção técnica por uma equipa especializada em Matérias Perigosas, Nucleares, Radioactivas, Biológicas e Químicas do Grupo de Intervenção e Protecção de Socorro (GIPS) da GNR.

Aquela equipa do GIPS procedeu a vários exames técnicos, tendo efectuado uma recolha de amostras, que serão sujeitas a análises em laboratório certificado para aquele tipo de resíduos.

Só após a obtenção dos respectivos resultados, a GNR irá apurar “se estamos perante um crime ambiental” e assim agir “em conformidade”, adianta o comandante do Destacamento Territorial de Pombal, Henrique Faria.

Por sua vez, segundo a CMTV, que acompanhou a operação da GNR, a empresa foi notificada para encaminhar aqueles resíduos para incineração em transporte adequado, já que não está licenciada para o fazer. Durante a intervenção da GNR nenhum responsável da Ambipombal aceitou prestar declarações aos jornalistas, adianta aquele canal televisivo.

 

Anúncios

Sobre factualidades
Noticias sobre temas e factos da actualidade

One Response to GNR intercepta camião a transportar 40 toneladas de resíduos perigosos

  1. kumbelzezeze says:

    Deve ficar tudo em águas de bacalhau. Convém não esquecer que a AMBIPOMBAL também pertence a um sr. que se chama Ângelo Correia…(e que como se calcula nada tem a ver com isto)!!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: