Câmara de Pombal quer população a (re)viver o castelo

castelo interiorConvidar a população a viver o castelo e a conhecer a sua história é um dos objectivos da Câmara de Pombal ao reabrir o monumento ao público a partir do próximo sábado. Para assinalar a data, a autarquia preparou um conjunto de actividades com destaque para a realização de um mercado medieval.

Ana Gonçalves, vereadora do pelouro do Turismo, considera tratar-se de um “momento muito importante” e que acontece após a realização de obras de recuperação no interior do castelo. Obras, orçadas em cerca de meio milhar de euros, co-financiadas por fundos europeus e que registaram um atraso em relação ao previsto devido a alguns constrangimentos técnicos por parte da Direcção-Geral do Património Cultural.

A maior novidade que os visitantes irão encontrar prende-se com a edificação de um posto de atendimento turístico, com loja de venda de produtos locais e uma pequena sala de multimédia onde será exibido um filme sobre a recriação do castelo e um outro sobre a lenda do mouro al-palumbar.

Aquele posto de atendimento, para além de criar uma “maior proximidade com as pessoas” irá permitir, também, “a contabilização dos visitantes”, considera a vereadora, que deposita uma “grande expectativa”. “Estamos conscientes que as pessoas que visitam Pombal não deixarão de visitar o seu castelo”, realça.

Ana Gonçalves destaca que até Setembro serão levadas a efeito diversas actividades, em quase todos os fins-de-semana, com vista a atrair a população ao monumento, até porque “a preocupação até agora foi recuperar”, diz, destacando a realização de uma exposição na Torre de Menagem que dará a conhecer as sucessivas reconstruções do castelo ao longo dos tempos.

Se as condições climatéricas o permitirem, o programa de actividades do próximo fim-de-semana terá início pelas 10:00 horas de sábado com um desfile medieval pelas ruas da cidade. Duas horas depois será aberto o Mercado Medieval na zona envolvente ao castelo, com a presença de mostras de artesanato e de gastronomia, abrilhantado com animação de rua.

O momento alto está agendado para as 16 horas com a cerimónia de entrega da chave do castelo, apresentação do sistema de audioguia, no âmbito da Rede de Castelos e Muralhas Medievais do Mondego, visita à exposição “Da ruína à salvaguarda do castelo”, e visionamento dos filmes “História do Castelo” e a “Lenda do Mouro”.

Durante a tarde decorrerá, ainda, workshop’s sobre Alquimia, Ferreiro e Oleiro, prosseguindo um conjunto de animações musicais, de rua e de encenação, até à hora do encerramento ao público previsto para as 24:00 horas.

No domingo, das 10:00 às 22:00 horas haverá uma nova sessão de Mercado Medieval, com artesanato, gastronomia e animação de rua.

 

 

 

Anúncios

Sobre factualidades
Noticias sobre temas e factos da actualidade

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: