Vermoil põe seniores a partilhar saberes

partilha saberes VermoilA Junta de Freguesia de Vermoil está a desenvolver o projecto “Partilha de Saberes” junto de todos os séniores proporcionando-lhes uma oportunidade de convívio e partilha de conhecimentos. A iniciativa, a cargo do animador Mário Rodrigues, decorre uma vez por semana em Vermoil e Outeiro da Ranha.

Segundo a autarquia, “as actividades são imensas e diversificadas, mas algumas fazem já parte do ritual, como iniciar a tarde com a prática de algum exercício físico – o Márcio comanda uma breve aula de ginástica e o bolo e o chá servem para terminar uma bela tarde de convívio, aconchegando o estômago depois de algumas horas muito bem passadas”.

“Por vezes, há novidades nestas tardes de ‘Partilha de Saberes’”, diz a junta de freguesia, dando como exemplo que “nos dias 1 e 3 de Abril, no Outeiro da Ranha e em Vermoil, respectivamente, os participantes ‘aprenderam’ a rir sem motivo graças à excelente colaboração de Aurélie Duarte (educadora social do projecto CLDS+ Rosa dos Ventos) que lhes trouxe uma sessão de Terapia do Riso”. “Nesta sessão todos interagiram com todos, rindo e olhando nos olhos uns dos outros, o que cria um contágio em cadeia e imediatamente leva os participantes a passarem do riso falso ao riso verdadeiro”, adianta.

Para Ilídio Manuel da Mota, presidente da Junta de Freguesia, o projecto “surgiu uma vez que se sentia que existem na comunidade vermoilense muitos elementos, muito activos e que gostariam de partilhar a sua experiência e os seus saberes, bem como adquirir novos conhecimentos, além de se sentir que têm necessidade de conviver, necessitando deste tipo de iniciativas para o efeito”.

O autarca refere, ainda, que “o público-alvo são pessoas com mais de 55 anos, que estão muito activas, mas sem ocupação e que ainda são muito jovens para estarem em actividades do Centro de Dia ou em Lares de Idosos”.

Ilídio da Mota faz um “balanço positivo” destes primeiros dois meses de “Partilha de Saberes”: “Está a ultrapassar as melhores expectativas, quer para a Junta de Freguesia, quer para o animador, quer para os participantes. Sente-se uma enorme alegria nestas pessoas, há grande convívio, renovam-se e criam-se laços de amizade, é um ambiente fantástico com muita felicidade”.

Por sua vez, Márcio Rodrigues, animador sociocultural, considera aquele desafio, que irá decorrer até final do corrente ano, “uma forma muito entusiasta e positiva, considerando que se trata de um projecto que proporciona aos seniores da freguesia tardes de convívio onde estes podem desenvolver as mais variadas atividades, estimulando-os tanto fisicamente como cognitivamente”.

Anúncios

Sobre factualidades
Noticias sobre temas e factos da actualidade

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: