Exploração de caulinos continua a preocupar as populações

pedreiraDepois de os deputados socialistas, eleitos por Leiria, terem questionado o ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia sobre a exploração de caulinos no concelho de Pombal, agora foi a vez dos parlamentares social-democratas levar o assunto ao governante. Entretanto, a freguesia de Almagreira já agendou uma sessão de esclarecimento à população sobre o tema.

Na pergunta dirigida a Jorge Moreira da Silva, entregue no dia 11 na Assembleia da República, Pedro Pimpão e Maurício Marques, eleitos pelos círculos eleitorais do PSD de Leiria e Coimbra, respectivamente, querem saber se o Governo “está disponível para aprofundar o envolvimento das autarquias locais, freguesias e municípios, na defesa do interesse das populações, no âmbito dos processos de concessão de direitos de exploração de depósitos minerais”.

“Considerando os impactos causados por estas explorações, de que forma podem ser compensados ou beneficiados os territórios e as populações afectadas pelas explorações mineiras”, questionam, bem como “de que forma se poderá obrigar os concessionários a promoverem a recuperação paisagística dos terrenos explorados”.

Relativamente aos pedidos de concessão de exploração nos territórios de Pombal e Soure, “que já motivou abaixo-assinados, petições e várias manifestações de insatisfação de populares e autarcas”, os deputados social-democratas questionam “de que forma está a administração central receptiva a acautelar os interesses e legítimas expectativas destas populações”.

Recorde-se que a contestação do licenciamento de exploração de caulinos no concelho de Pombal já tinha originado uma pergunta dos deputados socialista João Paulo Pedrosa, Odete João e Jorge Gonçalves, eleitos por Leiria. A pergunta que deu entrada na Assembleia da República a 19 de Março ainda não foi respondida pelo gabinete do ministro Jorge Moreira da Silva.

Entretanto, no dia 3 de Maio à noite, decorrerá no Salão Paroquial de Almagreira (Pombal) uma sessão de esclarecimento à população sobre o tema dos caulinos, designadamente o “impacto das explorações de caulino sobre as pessoas, as paisagens e recursos naturais”, diz a organização.

A iniciativa contará com as participações do geólogo Carlos Silva e do biólogo José Miguel.

 

Anúncios

Sobre factualidades
Noticias sobre temas e factos da actualidade

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: