Partido “Os Verdes” questiona exploração de caulinos em Soure e Pombal

Jose Luis Ferreira - VerdesO Partido Ecologista “Os Verdes” (PEV) revelou hoje uma interpelação ao Governo sobre a exploração de caulinos em Pombal e Soure, exigindo saber se foi efectuado “algum estudo de impacto ambiental” que viabilize esta actividade nestes concelhos.

“Qual o impacto que poderá ter na saúde das populações que estão junto a esta área?” e “qual o impacto na rede hidrográfica e no abastecimento de água às populações?” são outras das perguntas que o deputado do PEV José Luís Ferreira entregou na Assembleia da República, para que o Governo responda, através do Ministério da Economia.

Está em causa um aviso, publicado no Diário da República, em foi requerida a celebração de um contrato de concessão de exploração de depósitos de caulinos, numa área de cerca de 440 hectares, nos concelhos de Pombal e Soure, distritos de Leiria e Coimbra, respectivamente.

“Este tipo de exploração geralmente efectua-se a céu aberto e deixa graves passivos ambientais. A área em questão tem terrenos de reserva ecológica nacional (REN), ao nível hidrográfico é uma das zonas de maiores recursos hídricos regionais e que abastece grande parte dos concelhos de Soure e Pombal”, refere.

Por outro lado, esta actividade extractiva “liberta grandes quantidades de pó de caulino para a atmosfera, o que contribui para a degradação dos ecossistemas existentes”, afirma José Luís Ferreira.

“Face ao exposto, à posição contrária à exploração por parte das populações, autarquias e das suas legítimas preocupações, gostaríamos de ver algumas questões clarificadas (…) ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis”, acrescenta.

O deputado ecologista pretende ainda saber “que estudos foram efectuados para se poder comparar quais os ganhos e as perdas entre a parte económica e o passivo ambiental”, bem como se o Governo tem “uma posição definitiva sobre este pedido de licenciamento”.

Anúncios

Sobre factualidades
Noticias sobre temas e factos da actualidade

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: