Encontro de Literatura Infanto-juvenil junta mais de 200 pessoas em Pombal

enc_infantojuvenilCerca de 200 pessoas estão inscritas no XII Encontro de Literatura Infanto-juvenil de Pombal, que se realiza a 9 e 10 de Maio e que, nesta edição, conta com a participação de especialistas da América Latina.

“Neste encontro, pretendemos mostrar a nossa forma de estar com a leitura, mas também receber experiências de outras culturas e da respectiva forma de estarem com a leitura. É uma espécie de intercâmbio”, disse à agência Lusa o vereador com os pelouros da cultura e educação, António Pires.

O responsável adiantou que, durante vários anos, esta iniciativa foi marcada por uma “relação forte” com Espanha, mas, nesta edição, “tentou abranger outros países, nomeadamente da América Latina”.

Do Brasil, estão previstas as presenças de Eliana Yunes (cátedra UNESCO de Leitura) e Maurício Leite (promotor do livro e da leitura), enquanto da Colômbia participa a bibliotecária Pilar Osório. Mercedes Carrión, nascida no Peru, mas a viver em Espanha, Rodolfo Castro, natural da Argentina e a residir em Portugal, e Cebaldo de León Smith, do Panamá, são outros dos oradores.

De Portugal, vão estar presentes escritores, contadores de histórias, docentes ou bibliotecários. José Fanha, Cristina Taquelim, Mafalda Milhões, Miguel Horta, David Machado, Jorge Serafim, Dora Batalim, José Francisco, Paulo Condessa e Raquel Ramos são os nomes confirmados.

Eva Mejuto, especialista em literatura infantil e juvenil, e Oswaldo Pai, narrador, são as presenças de Espanha.

O encontro, denominado “Caminhos de leitura”, que decorre na biblioteca municipal, tem já inscritas cerca de 200 pessoas de todo o país, o que, para António Pires, “demonstra a grande projecção da iniciativa”.

Ainda integrado no encontro, realizam-se, no dia 9 de Maio, “Oficinas caminhantes”, pequenos nove cursos de formação com temáticas diversas relacionadas com o livro e a leitura, estando igualmente previstas exposições e, ainda, um curso de formação destinado a educadores de infância e professores do ensino básico e secundário.

“Deste encontro, as pessoas podem esperar uma diversidade na forma de encarar os livros e a leitura”, adiantou o vereador da Câmara de Pombal, esperançado de que deste trabalho saiam contributos “para cativar o público infanto-juvenil para a literatura”.

Para o autarca, “o sucesso desta iniciativa é medível se replicado em sala de aulas, em bibliotecas públicas e escolares ou em casa”.

O Encontro Literatura Infanto-juvenil de Pombal integra a XX Feira do Livro de Pombal, que começa no próximo domingo e termina no dia 11.

 

 

Anúncios

Sobre factualidades
Noticias sobre temas e factos da actualidade

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: