“Mês do Marquês” iniciou-se com desfile de perucas pombalinas

desfile perucas pombalinas (2)Pombal iniciou ontem as comemorações de “Maio: mês do Marquês” dedicado a Sebastião José de Carvalho e Melo, com um desfile de perucas pombalinas por utentes de mais de duas dezenas de instituições particulares de solidariedade social do concelho.

A iniciativa, que decorreu na Praça Marquês de Pombal, em pleno centro histórico da cidade, foi promovida pela Divisão de Acção Social da Câmara Municipal e do Museu Marquês de Pombal que, para o efeito, desafiou a população sénior a “evidenciar a extravagância dos cabelos, colocando neles toda a criatividade”.

As perucas pombalinas ficarão agora expostas nas montras das lojas do “comércio tradicional” aderentes até 30 de Junho sendo avaliadas por um júri que anunciará os vencedores no final de Julho aquando da comemoração do Dia dos Avós.

Por outro lado, considerando que é ao Marquês de Pombal que se deve a criação da primeira fábrica de chapéus finos do reino, criada na Quinta da Gramela, em Pombal, a 24 de Março de 1759, a Câmara Municipal apresentou também ontem a nova decoração de algumas ruas do centro histórico da cidade, que consiste na colocação de 500 chapéus-de-chuva coloridos, dos quais 150 foram previamente decorados por utentes das várias instituições do concelho.

Trata-se de uma iniciativa do pelouro do Comércio e do Museu Marquês de Pombal com o objectivo de, não só celebrar a obra de Sebastião José de Carvalho e Melo, como também promover a decoração de algumas ruas do centro histórico, procurando assim dinamizar aquela zona da cidade, com o envolvimento da comunidade.

Anúncios

Sobre factualidades
Noticias sobre temas e factos da actualidade

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: