Pombal quer ter o caminho de Fátima mais seguro de todos

caminhos de Fátima em PombalPombal quer ter o caminho de Fátima “mais seguro de todos” para os cerca de 30 mil peregrinos que atravessam por estes dias o concelho na sua caminhada de fé. A garantia foi dada, sexta-feira, pelo presidente da Câmara Municipal, Diogo Mateus, durante a apresentação do dispositivo de apoio aos peregrinos.

Uma das pretensões da autarquia passa por informar os caminhantes que existem percursos alternativos àquele que, habitualmente, é percorrido ao longo do troço do Itinerário Complementar (IC) nº 2 que atravessa todo o concelho, desde a Redinha (a Norte) às Meirinhas (a Sul).

A informação é disponibilizada num folheto informativo que voluntários de várias entidades, como Associação de Comandos, Liga dos Combatentes, Lions, Escuteiros, GNR, PSP, Associação de Pensionistas, Reformados e Aposentados, entre outras, distribuem aos milhares de peregrinos que vindos do Norte caminham em direcção ao Santuário de Fátima.

A iniciativa resulta de uma articulação que a Câmara Municipal este ano realizou com duas dezenas de entidades e instituições. “Foi articulado um conjunto de recursos que de um modo geral já existiam” montando uma “estrutura mais organizada sob o ponto de vista das funções que cada entidade deve ter”, referiu Diogo Mateus, que fez questão de saudar os peregrinos junto ao Posto de Apoio e Primeiros Socorros instalado no limite Norte do concelho, na freguesia da Redinha.

Ali, e em mais dois locais, os caminhantes poderão encontrar zona de refrescamento, cuidados de enfermagem, primeiros socorros e massagens, a cargo da Cruz Vermelha Portuguesa e de outras instituições parceiras da autarquia.

A Câmara informa, ainda, sobre a localização de seis zonas para os carros de apoio, e duas zonas de banhos e descansos, para além da informação turística sobre o concelho de Pombal.

Diogo Mateus aproveitou, ainda, para se deslocar ao pavilhão gimnodesportivo da Redinha para saudar um grupo de mais de duas centenas de peregrinos de Amarante que ali almoçaram e pernoitaram, e que em anos anteriores ficavam alojados no edifício da antiga escola primária. O autarca fez questão de anunciar aquela decisão da autarquia em lhes disponibilizar um espaço mais amplo e com melhores condições, sendo fortemente aplaudido pelos caminhantes.

Para Diogo Mateus, aquela iniciativa é uma outra forma de apoiar os peregrinos, disponibilizando-lhes o maior conforto e segurança durante as horas que permanecem no concelho. Para além daquele pavilhão gimnodesportivo, Pombal cede outros espaços a grupos organizados, como é o caso das escolas Marquês de Pombal e Secundária, pavilhões da zona desportiva da cidade, entre outros.

Anúncios

Sobre factualidades
Noticias sobre temas e factos da actualidade

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: