Estreia de “Romeu e Julieta” abre Festival de Teatro

Foto: Leonel Mendrix

Foto: Leonel Mendrix

A estreia da peça “Romeu e Julieta”, pelo Teatro Amador de Pombal (TAP), no sábado à noite no Teatro-Cine, vai dar o pontapé de partida para mais uma edição do Festival de Teatro de Pombal. O evento prolongar-se-á até ao dia 10 de Junho, numa organização conjunto da Câmara Municipal e do TAP.

Com encenação de José Carlos Garcia e Nádia Santos, o espectáculo “Romeu e Julieta” vem “reforçar o trabalho teatral desenvolvido pelo Teatro Amador de Pombal quanto à linguagem cénica e ao desempenho dos seus actores, com novos desafios em articulação com as técnicas dos encenadores convidados”, refere o grupo, adiantando que “este será um espectáculo memorável e que não deixará ninguém indiferente.”

Considerando que “encenar qualquer texto, clássico ou não, é sempre um trabalho de construção”, o TAP refere que “desta vez o trabalho começou pela desconstrução”. “Partimos do todo para as partes, retirando o excesso e mantendo o fio à meada”, diz o grupo.

Ainda segundo o TAP, a opção recaiu numa “aproximação minimalista ao texto, em que a linguagem principal é o corpo do actor e a sua expressão física e visual, em detrimento (de forma vergonhosa confessamos) das belas palavras de William Shakespeare, das quais apenas mantivemos as essenciais para fazer avançar o enredo.”

“Não nos prendermos pelo modo como deve ser contada esta história tão reconhecida. Em vez disso deixámo-nos levar pelo modo de como esta história pode ser contada e recriada, convidando o público a imaginar, juntamente com o actor, todas as suas possibilidades e potencialidades”, realça.

Para aquele grupo de teatro, na sua nova peça “a tragédia anda a par com a comédia, o amor pouco tem de inocente, a sorte é apenas um pretexto, e o destino somos nós que o ditamos.”

Para além do próprio TAP, o festival contará com as participações de outros grupos, como é o caso do Leirena, Passos e Compassos, GATA, Peripécia Teatro e o Teatro Meridional, com um total de 14 espectáculos.

Tal como aconteceu em edições anteriores, a organizou vai descentralizar o evento, levando o teatro a algumas freguesias: Abiúl, Carriço, Vila Cã e Vermoil.

Também, mais uma vez, no âmbito do Festival de Teatro, será realizado um espectáculo dirigido às Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho, a ter lugar no dia 30 de Maio, pelas 14h30, no Teatro-Cine de Pombal. Desta vez é a peça “Aqui Há Pousio”, pela companhia Leirena.

Destaque também para a realização de uma “Oficina de Jogos de Iniciação ao Teatro”, com o encenador Miguel Sopas, destinada a maiores de 16 anos, que se realiza durante o dia de domingo, dia 18, gratuitamente, na Sala de Ensaios do Teatro-Cine de Pombal.

Sobre factualidades
Noticias sobre temas e factos da actualidade

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: