Bombeiros distinguidos com Fénix de Honra da Liga

aniv BVPombal Fenix HonraOs Bombeiros Voluntários de Pombal foram distinguidos, ontem, com a Fénix de Honra, a mais alta condecoração da Liga dos Bombeiros Portugueses, durante a celebração do seu 102º aniversário. Na ocasião, a corporação homenageou, a título póstumo, o bombeiro António Alexandre, falecido em Março, vítima de um acidente de trabalho, através da entrega da Medalha de Serviços Distintos atribuída, também, pela Liga.

Para Adelino Gomes, vice-presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, a atribuição da Fénix de Honra testemunha “o quanto orgulha a Liga, este concelho e o país”, por sentir que os bombeiros “estão firmes no cumprimento da sua missão e na ajuda às populações” com a sua acção que “é sempre de alta competência, dignidade, sabedoria, altruísmo e abnegação”.

Numa sessão solene, que formalizou, ainda, a tomada de posse do Adjunto do Comando, João Carlos Santos, o presidente da Câmara de Pombal, Diogo Mateus, destacou o trabalho realizado no que diz respeito à Protecção Civil, sublinhando a “ajuda bastante no trabalho de articulação” dada por José Costa, ao acumular o comando da corporação de bombeiros com as funções de comandante operacional municipal.

O autarca social-democrata aproveitou para destacar o apoio prestado pelo município aos bombeiros, não só financeiro mas também na cedência de combustíveis, entre outros.

Diogo Mateus deixou a garantia de a autarquia suportar integralmente o custo de instalação de meios no quartel-sede para que o mesmo se mantenha em pleno funcionamento em caso de falha no fornecimento de energia eléctrica. Por outro lado, o edil anunciou, ainda, que está a ser ultimado um protocolo de cooperação que estabelecerá um conjunto de benefícios sociais aos elementos do corpo activo da corporação.

“Gostaria que vissem o município como o melhor parceiro dos Bombeiros de Pombal”, afirmou, adiantando que a Câmara Municipal e o seu presidente, em particular, “confiam, agradecem, reconhecem, admiram e querem continuar a apoiar os bombeiros”.

Em dia de aniversário, a Instituição procedeu ao baptismo de duas novas ambulâncias, uma de transporte de doentes e outra de socorro, que passam a ostentar o nome do “Lions Clube Marquês de Pombal” – que à semelhança do que acontece anualmente fez a entrega de um donativo de 3.500 euros relativo à verba angariada no seu baile de gala – e “António Alexandre”, em homenagem ao bombeiro falecido recentemente.

Para além da passagem de três bombeiros ao Quadro de Honra, a corporação agraciou o sub-chefe Jorge Alexandre (filho de António Alexandre) ao posto de Chefe.

Anúncios

Sobre factualidades
Noticias sobre temas e factos da actualidade

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: