Apelo de 200 militantes do distrito de Leiria pedem congresso a Seguro

Antonio CostaUm apelo subscrito por 200 militantes do distrito de Leiria, encabeçado pelo ex-ministro Alberto Costa, pede ao secretário-geral do Partido Socialista (PS), António José Seguro, a marcação de um congresso extraordinário e declaram apoio a António Costa.

“A gravidade da situação portuguesa exige alternativas políticas robustas e não apenas a ambição de ganhar eleições a qualquer preço e o PS tem o dever patriótico de se abrir ao país e à discussão dos problemas nacionais sem se encerrar em trincheiras formalistas”, lê-se no documento, no qual se apela ao secretário-geral e à Comissão Nacional para que seja convocado um congresso extraordinário “onde a voz dos militantes e do país se faça ouvir e as várias propostas políticas para o futuro discutidas”.

Na missiva, os subscritores consideram que “os militantes socialistas e todos os que se reveem” no partido “não podem continuar a assistir passivamente à degradação da vida política nacional e ao desânimo de muitos cidadãos que não veem alternativa no quadro atual dos partidos com vocação governativa e começam a alimentar soluções populistas e radicais”.

Para aqueles socialistas, as eleições europeias são a “prova evidente de que a maior parte dos portugueses” não se sentiu mobilizada para exercer o seu direito de voto, não sendo “abusivo concluir que as propostas políticas apresentadas” não foram “suficientemente apelativas para gerar maior participação e empenho nas eleições”.

“O PS ganhou as eleições, mas não ganhou o país e a actual liderança não compreendeu que era chegada a hora de fazer um balanço realista da situação interna e externa e tirar as conclusões que se impõem”, acusam os subscritores, notando que “o PS pode parecer ganhador, mas não mobilizou suficientemente a sociedade portuguesa contra as soluções de Governo”.

Nesse sentido, os militantes saúdam a iniciativa do presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, que anunciou disponibilidade em avançar para a liderança do partido, ao apresentar-se ao país “com espírito de serviço e disposto a assumir as suas responsabilidades, liderando um movimento de renovação política que devolva ao partido”, mas, sobretudo, aos cidadãos “a confiança perdida e se constitua como uma alternativa mobilizadora, forte e credível, com condições de sucesso nas próximas eleições legislativas”.

O segundo signatário deste apelo é o professor universitário João Bonifácio Serra, ex-chefe da Casa Civil de Jorge Sampaio quando foi Presidente da República.

Entre os 200 nomes estão também os do antigo secretário de Estado da Proteção Civil e ex-governador civil de Leiria, José Miguel Medeiros, os actuais presidentes das câmaras de Porto de Mós, Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pera, o vice-presidente do município de Leiria ou os presidentes das assembleias municipais de Leiria, Porto de Mós e Castanheira de Pera.

Antigos presidentes de câmara, como Luís Monterroso (Nazaré), Álvaro Órfão (Marinha Grande), Fernando Manata (Figueiró dos Vinhos) e Júlio Henriques (Castanheira de Pera) figuram também entre os subscritores.

Constam ainda os nomes dos presidentes das concelhias de Pedrógão Grande, Diogo Coelho, e de Pombal, Carlos Gameiro Lopes. De Pombal surgem ainda os nomes de vários militantes como os de Marlene Matias (vereadora da Câmara), Carlos Pires Lopes (membro da Assembleia de Freguesia de Pombal), Patrícia Carvalho, Emília Brito, Odete Alves e Vítor Gomes (membro da Assembleia Municipal).

Na quarta-feira, o presidente da Federação Distrital de Leiria do PS, João Paulo Pedrosa, declarou apoio a António José Seguro.

Sobre factualidades
Noticias sobre temas e factos da actualidade

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: