PS acusa gerência da ETAP de “laxismo e incompetência”

Carlos Gameiro LopesO Partido Socialista (PS) de Pombal acusa a gerência da empresa detentora da Escola Tecnológica, Artística e Profissional (ETAP) de “laxismo e incompetência” empurrando-a para uma situação de “falência técnica”. Em comunicado, os socialistas consideram que a “sustentabilidade” daquela que foi a primeira escola profissional do país, detida maioritariamente pelo município, “foi posta em causa”.

Referindo-se ao Relatório de Gestão e Contas de 2013, o partido da oposição considera que “foram ultrapassadas as piores expectativas do Relatório de Auditoria [solicitada pela accionista Câmara Municipal] no que diz respeito aos prejuízos verificados em 2013, que ascenderam a 419.482,42 euros (resultado líquido negativo)”.

O PS afirma que a PombalProf, Lda., encontra-se “numa situação de falência técnica” essencialmente devido à “redução da actividade da empresa e das receitas em 2013 e incapacidade da Direcção e da Gerência de implementar um plano de reestruturação que permitisse fazer face a este declínio, de modo a garantir a sustentabilidade da empresa”, adiantando que houve um “aumento da dívida a fornecedores (mais 34.535 euros), à banca (mais 271 mil euros) e ao Estado (mais 18.254 euros), face ao ano de 2012”.

No comunicado, o líder concelhio do PS, Carlos Gameiro Lopes, afirma que “fica agora patente, aos olhos de todos, que eram plenamente justificadas e oportunas as críticas, os alertas e as propostas de melhoria apresentadas pelo Partido Socialista”.

Os socialistas consideram “urgente” uma “operação de aumento de capital; a implementação de um plano de reestruturação e ajustamento da estrutura da empresa face às reais necessidades; e o incremento da actividade da ETAP, diversificando e ampliando a oferta formativa de modo a aumentar o número de alunos e reforçando as parcerias empresariais e institucionais”.

 

 

Sobre factualidades
Noticias sobre temas e factos da actualidade

One Response to PS acusa gerência da ETAP de “laxismo e incompetência”

  1. Paulo Batista diz:

    E A RESPONSABILIZAÇÃO DE QUEM PERMITIU ISTO? SÃO DINHEIROS PÚBLICOS QUE FORAM DEITADOS AO LIXO E ALUNOS NEGLIGENCIADOS.

    Na minha opinião todo o anterior executivo é responsável pelos buracos da ETAP. A três níveis diferentes, mas todos altamente comprometedores, quer em termos políticos quer em termos de responsabilidade pessoal.

    1º nível – responsabilidade direta do executivo na estrutura de gestão da ETAP (estamos a falar de gestão de dinheiros públicos e, não menos importante, a gestão do futuro de milhares de alunos)

    2º nível – responsabilidade na representação e no acompanhamento da direção da ETAP, que deveria ser regular, de supervisão;

    3º nível – responsabilidade política e pessoal de todo o executivo, perante os vários sinais que foram sendo dados aos longo dos anos, que algo de errado se estava a passar na ETAP, nada tendo sido feito e exigido para que a lei fosse cumprida e a supervisão executada.

    Solução encontrada pelo atual executivo – despede-se a Ana Pedro, faz-se uma auditoria, operações de marketing, somos novos nisto, agora é que é.

    As últimas notícias – inquéritos arquivados, prescrições, marketing, … – fazem antever o que vai acontecer. A culpa vai ser unicamente da Ana Pedro, o narciso logo se vê como param as modas. O buraco, os contribuintes resolvem.

    Questão:

    Neste executivo estão vários elementos do anterior executivo, atenção, com as responsabilidades que tinham nesse executivo (todos eles, vice-presidente, educação,…). Certo?

    Politicamente, que lições tiram estes senhores e senhora disto tudo. A culpa foi da Ana Pedro e do Narciso (neste último caso, é claro, dito em conversas restritas).
    Mas não é, a vossa responsabilidade é muito mais do que isso, primeiro é política, não fizeram o vosso trabalho, fizeram de conta que não estavam a ver, são uns perfeitos YES MAN, puseram os vossos interesses pessoais à frente da vossa cidade e do vosso país (isto lembra-vos alguma coisa, ensinado nas universidades de verão do vosso partido. Pelos vistos não aprenderam esta importante lição – informação a mais, certamente). A vossa responsabilidade também é pessoal, porque a partir do momento que permitiram que isto chegasse a este ponto e não atuaram, E NÃO ATUAM, são responsáveis pelos dinheiros deitados ao LIXO e pelo futuro de milhares de alunos que foi hipotecado.

    Esses alunos já não têm qualquer EPIS que os salve. Engraçado, apesar de terem tidos a associação de empresários e a autarquia com responsabilidades na gestão da escola.

    De dignificante só vos falta uma ação – ATUEM E DEPOIS DEMITAM-SE, ASSUMAM AS VOSSAS RESPONSABILIDADES, PELOS MENOS AS POLÍTICAS, PORQUE AS PESSOAIS NÃO ACREDITO QUE TENHAM CORAGEM PARA TAL (com o vosso passado nesta história, era pedir demais).

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: