PS acusa PSD e CDS de serem “cúmplices” com a “fragilização” do Centro Hospitalar

Hospital PombalO Partido Socialista (PS) de Pombal acusa os partidos do governo (PSD e CDS-PP) de serem “cúmplices com a fragilização do Centro Hospitalar de Leiria” e com as “políticas que visam a destruição” do Serviço Nacional de Saúde. Em comunicado, a concelhia do partido, liderada por Carlos Gameiro Lopes, acusa ainda aqueles dois partidos de colocarem “a defesa das políticas do governo acima dos interesses das populações”.

Em causa está a rejeição, na última Assembleia Municipal de uma moção, apresentada pela bancada do PS, a solicitar a extinção da Portaria relativa à reclassificação da rede hospitalar. Os socialistas entendem que aquele diploma “determina o encerramento das valências de Urologia, Anatomia Patológica, Neurocirurgia, Neonatologia e Obstetrícia do Centro Hospitalar de Leiria”, que integra o Hospital Distrital de Pombal.

Os socialistas entendem que o encerramento das valências de “Neonatologia e Obstetrícia “não é sequer plausível, atendendo ao funcionamento da maternidade no Hospital de Santo André, temendo-se pelo encerramento da mesma”.

O PS considera, ainda, que a nova classificação do Centro Hospitalar de Leiria “coloca em risco a manutenção de outras valências actualmente existentes, nomeadamente: Cardiologia, Gastrenterologia, Hematologia Clínica, Oftalmologia e Otorrinolaringologia”.

Por outro lado, referem que aquela Portaria “vem dificultar o acesso aos cuidados hospitalares para os 400 mil utentes que integram a área de influência do Centro Hospitalar de Leiria, incluindo 60 mil pombalenses”.

Os socialistas sublinham, também, que com a entrada em vigor daquele diploma, “a manutenção da carteira de valências do Centro Hospitalar de Leiria fica ainda dependente da integração nas Redes Nacionais de Especialidades Hospitalares de Referenciação, a aprovar mediante despacho do Ministro da Saúde”.

Segundo Carlos Gameiro Lopes, as populações do concelho e da região ficarão “objectivamente prejudicadas pelas enormes distâncias que terão de percorrer para aceder a cuidados hospitalares diferenciados”. “PSD e CDS-PP são cúmplices com a fragilização do Centro Hospitalar de Leiria (que integra o Hospital de Pombal), operada pela aplicação do diploma”, afirma.

VISITA A UNIDADES DE SAÚDE

A Concelhia do Partido Socialista de Pombal realiza amanhã, dia 16, uma visita às duas unidades de saúde da cidade de Pombal. De acordo com o seu presidente, Carlos Gameiro Lopes, a visita terá início às 10 horas no Hospital Distrital de Pombal seguindo-se uma deslocação ao Centro de Saúde de Pombal.

Sobre factualidades
Noticias sobre temas e factos da actualidade

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: