Abiul prepara Bodo com feira taurina

touradaA Junta de Freguesia de Abiul já tem definido o cartaz para a feira taurina inserida nas centenárias Festas do Bodo e que se realizarão no início de Agosto. As tradicionais corridas de touros acontecerão nos dias 2, 3 e 14 e contarão, pela primeira vez naquela praça, com a presença do matador espanhol António Ferrera.

O primeiro espectáculo está agendado para as 18 horas de sábado, 2 de Agosto, e contará com as participações dos toureiros Filipe Gonçalves, Marcos Bastinhas e David Gomes. Por sua vez, as tradicionais pegas, dos seis toiros com ferro de Pinto Barreiros, estarão a cargo dos grupos de forcados amadores de Caldas da Rainha e Coimbra.

No dia seguinte, pela mesma hora, será a vez dos seis toiros da ganadaria Falé Filipe serem toureados pelos cavaleiros Luís Rouxinol, Gilberto Filipe e o matador espanhol António Ferrera. As pegas serão da responsabilidade dos Forcados Amadores da Chamusca.

Por sua vez, a corrida nocturna de 14 de Agosto, com início previsto para as 22 horas, contará com as presenças dos cavaleiros Rui Fernandes, Vítor Ribeiro e João Ribeiro Telles. Os seis toiros têm ferro de António Silva e serão pegados pelos forcados de Montemor e Vila Franca.

A feira taurina de Abiúl insere-se nas centenárias Festas da Nossa Senhora das Neves (Bodo) que se realizarão de 1 a 5 de Agosto. Do programa conta, destaca-se para o primeiro dia a inauguração da exposição pastoral na Casa da Misericórdia, e de uma noite de música no Jardim do Adro.

No dia seguinte, pelas 15 horas, será revivido o tradicional pic-nic que antecedia o espectáculo de toiros. No domingo, terá lugar a feira mensal “Feira dos 6”, e o primeiro passeio de motorizadas. Ainda, da parte da manhã, haverá missa solene.

O programa para segunda-feira, 4 de Agosto, prevê uma noite de fados com o fadista Francisco Sobral seguindo-se um baile de arraial.

Um dos momentos altos daquelas festas acontecerá a 5 de Agosto com a abertura da Igreja ao público e uma arruada pelas ruas da vila com a Filarmónica Artística Pombalense. Às 15 horas será celebrada missa em honra de Nossa Senhora das Neves, seguindo-se a procissão solene pelas ruas de Abiul, culminando com um concerto pela Filarmónica Pombalense no coreto, onde haverá venda de bolos e oferendas.

Aquelas festas surgiram, segundo reza a tradição, na sequência da peste que atingiu a região em 1561/2. Ligada a estas festas estão indelevelmente as touradas. Por altura das festas, Nossa Senhora das Neves, padroeira da paróquia, fazia todos os anos um milagre. Num enorme forno onde se queimavam seis ou sete carradas de lenha, era metido um bolo de trigo de 110 a 120 quilos. Em seguida um homem entrava no forno, depois de confessado e comungado, dava a volta ao bolo e saia, sem lesões. Tudo se passava em frente da imagem da Virgem, colocada em frente ao forno. A tradição foi mantida até 1913.

 

Sobre factualidades
Noticias sobre temas e factos da actualidade

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: