Presidente da CCDRC diz que Pombal “anda uns anos à frente”

inauguracao BodoA presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), Ana Abrunhosa, afirmou, sexta-feira, que “o Município de Pombal anda uns anos à frente”, dando como exemplo o seu plano municipal de combate ao absentismo e insucesso escolar. “São exemplos que têm de ser replicados noutros municípios, tem de servir como inspiração”, disse.

Ana Abrunhosa, que falava na sessão solene de inauguração das festas do Bodo, referiu-se à “mudança de paradigma” na gestão municipal. “Os novos desafios implicam novas formas de organização interna dos próprios municípios e novos modos de relacionamento com os actores do seu território”, afirmou, adiantando que “muitos municípios” já têm feito uma “mudança gradual” deslocando as preocupações com infra-estruturas para o apoio ao empreendedorismo e dinamização das actividades das empresas.

Antes, a presidente da CCDRC enalteceu a “riqueza e dinamismo” de Pombal, tendo feito uma “referência muito especial” ao trabalho desenvolvido pelo ex-presidente da Câmara, Narciso Mota. “Não existem concelhos económica e socialmente dinâmicos se não existir visão e liderança política”, disse, considerando que “é isso que tem claramente caracterizado o concelho de Pombal”.

Ainda nos elogios ao concelho, Ana Abrunhosa enalteceu o facto de Pombal ter sabido” aproveitar as disponibilidades financeiras, que a Europa nos tem concedido, ao serviço da sua estratégia”, tendo afirmado que, no âmbito do Programa Operacional do Centro, o concelho “beneficiou de um investimento de cerca de 25 milhões de euros”. “É dos municípios que melhor soube aproveitar os fundos comunitários”, disse.

Aliás, momentos antes, o presidente da Câmara Municipal, Diogo Mateus, sublinhou o “conjunto de investimentos e políticas promovidas nos últimos anos”, que fez com que Pombal tenha sofrido “a mais importante alteração urbanística que a cidade conheceu”.

O autarca referiu-se a uma “operação” que ascendeu a cerca de 8,7 milhões de euros, a somar a outros investimentos nas áreas ambientais, económicas, desportivas, culturais e turísticas.

“Não há dúvidas que todos estes projectos contribuem de forma muito determinante para a capacidade competitiva da nossa cidade e concelho”, disse o edil social-democrata, dando a conhecer, com detalhe, outras “iniciativas e opções políticas” para a zona histórica da cidade proporcionando “soluções de alcance político-legal, económicas, sócio-culturais e tecnológicas que densificam toda a intervenção e que asseguram de modo mais integral e compacto o esforço e o investimento realizados”.

 

Vídeo promocional nos voos da TAP

“Divulgar no nosso país e no estrangeiro, as múltiplas potencialidades turísticas e culturais que o nosso território apresenta e que o individualizam, caracterizam e qualificam” é, segundo o presidente da Câmara, o objectivo do vídeo promocional do concelho que foi apresentado, pela primeira vez, na sessão solene de abertura das festas do Bodo. Um filme que passará a ser exibido a bordo dos aviões da TAP, num contacto directo com “vários milhões de passageiros que viajam por todo o mundo” naquela companhia aérea.

Sobre factualidades
Noticias sobre temas e factos da actualidade

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: