Primeiras lojas do “Porta Aberta” são atracção na zona histórica

Ran Tan PlanOs primeiros quatro negócios inseridos no programa “Porta Aberta”, promovido pela Câmara de Pombal, abriram as suas portas no passado fim-de-semana por ocasião das festas do Bodo. Os espaços comerciais, localizados na zona histórica da cidade, têm registado um bom acolhimento por parte da população, deixando os seus promotores satisfeitos.

O “Porta Aberta” é um programa de incentivo ao arrendamento comercial a jovens na zona histórica da cidade. Com a iniciativa, a Câmara Municipal pretende, essencialmente, incentivar os jovens empreendedores a iniciarem a sua actividade comercial com rendas reduzidas e sob a égide de uma filosofia de partilha de espaços.

Para o efeito, a autarquia arrendou lojas que estavam vazias que depois as subalugou aos jovens empreendedores que se candidataram ao “Porta Aberta”. Desta forma, procurou “não só revitalizar e dinamizar a zona histórica, mas também potenciar a actividade comercial naquele núcleo urbano, tem que registado um decréscimo, provocado pelo encerramento de lojas”, refere a Câmara Municipal.

Uma das lojas, situada no Largo das Almas / Rua Capitão Tavares Dias acolhe a “Ran Tan Plan”, uma loja especializada em jogos de tabuleiro, banda desenhada e jogos educativos. O espaço dispõe de uma ludoteca onde o cliente pode experimentar vários jogos, sendo que semanalmente serão organizadas sessões de jogos para toda a comunidade.

A “Ran Tan Plan” partilha o espaço com “Bombons do Marquês”, com venda de chocolates, trufas, amêndoas e bombons de chocolate de fabrico artesanal, café, chá, chocolate quente, ginja em copo de chocolate. Também comercializa produtos artesanais confeccionados por chocolateiros do concelho.

Por sua vez, na Rua Miguel Bombarda, o número 37 é dividido entre a “Mercearia da Praça” e a “Culnatur”. A primeira é uma loja gourmet num ambiente de mercearia típica. Possui venda de artesanato em madeira e um espaço para degustação de produtos.

Já a “Culnatur” é uma empresa de prestação de serviços de animação turística que contempla artesanato ao vivo com a presença de artesãos convidados. Esta vertente foi “inaugurada” pelas artesãs da Cooperativa de Cestinhos da Ilha e por uma artesã de pirografia, oriunda do concelho.

Por outro lado, em breve abrirá uma nova loja no Largo das Almas que irá acolher um negócio de alfaiataria portuguesa e venda de roupa e acessórios de marca própria, e um estúdio de design multidisciplinar que inclui área de meetings, criativa, maquetação e estúdio fotográfico.

 

Sobre factualidades
Noticias sobre temas e factos da actualidade

One Response to Primeiras lojas do “Porta Aberta” são atracção na zona histórica

  1. Cecilia Morgado diz:

    Felicito a câmara de pombal por mais esta iniciativa, em especial o senhor presidente da câmara Diogo Mateus.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: