Deputado junta-se a autarquias contra captação “brutal” de água

visita Deputado aquifero Mata UrsoO deputado social-democrata Pedro Pimpão associação à preocupação dos autarcas da zona Oeste de Pombal relativa à captação de água na Mata Nacional do Urso para abastecimento de água ao concelho de Leiria. O parlamentar visitou a zona das obras de captação e vai questionar o Ministério do Ambiente sobre aquele tipo de explorações.

Em causa está a realização de “captações de volumes brutais, vistas as dimensões das condutas, de 700 milímetros de diâmetro” por parte da empresa Águas do Mondego com vista a abastecer de água outros concelhos, “sem qualquer supervisão, intervenção ou regulação do Município de Pombal”, refere Pedro Pimpão.

O deputado refere que “os habitantes locais estão descontentes, uma vez que têm de suportar os efeitos nocivos sem poderem ter uma palavra a dizer ou sequer verem salvaguardados os seus previsíveis prejuízos”. “As populações reivindicam uma maior participação nestes procedimentos de exploração porque não concordam que seja explorado um recurso hídrico local, sem qualquer possibilidade das autarquias locais o poderem regular e obrigar ao mesmo tempo a que parte da riqueza permaneça no território de onde foi explorado”, salienta.

A reacção de Pedro Pimpão surge após uma visita a vários pontos de captação de água existentes na Mata Nacional do Urso, na qual foi acompanhado pelo vereador da Câmara de Pombal, com o pelouro do Ambiente, Renato Guardado, e do presidente da União de Freguesias da Guia, Ilha e Mata Mourisca, Manuel Serra.

O parlamentar salienta, ainda, que nos últimos dois anos o Município de Pombal, com recurso a financiamentos comunitários, “realizou um investimento de alguns milhões de euros na captação de água” naquele aquífero para abastecimento de todo o concelho, “o que vai permitir encerrar a exploração de mais de vinte captações dispersas pelo concelho”. Um investimento que, na sua opinião, vai permitir “disponibilizar a todo o território uma água de qualidade e suficiente para as necessidades de todos”.

O deputado, eleito pelo Círculo Eleitoral de Leiria, refere que vai interpelar o Ministério do Ambiente no sentido de saber, entre outras, quais as explorações existentes e que se perspectivam ser licenciadas na Mata do Urso e zona Oeste do concelho Pombal; quais as medidas previstas e implementadas com vista à sustentabilidade e preservação futura do importante sistema aquífero da Mata do Urso e zona envolvente; e, se está prevista qualquer compensação, contrapartida ou taxa que reverta a favor das autarquias locais tornando-as parceiras da exploração industrial daquele importante recurso natural.

 

 

 

Sobre factualidades
Noticias sobre temas e factos da actualidade

2 Responses to Deputado junta-se a autarquias contra captação “brutal” de água

  1. Carlos Silva diz:

    Faço uma correcção à noticia:
    O deputado Pedro Pimpão não visitou nenhuma exploração na Mata Nacional do Urso. Visitou sim, as que estão a ser feitas nos pinhas da Charneca da Guia. Zona envolvente com a vila da Guia onde existe a maior mancha de pinheiro bravo do Concelho. Terrenos particulares,.de onde irão sair milhões de litros de água para abastecer o concelho de Leiria. UMA VERGONHA

  2. Nelson Pascoal diz:

    Defendo que os recursos naturais deverão beneficiar toda a gente, no entanto também penso que as pessoas que sempre viveram nos locais onde existem esses recursos naturais devam de uma ou de outra forma,retirar partido disso.
    Sou da zona da Mata Mourisca e recordo-me que há cerca de 40 anos iniciaram-se trabalhos de captação de agua num dos terrenos do meu pai no sítio dos Ratos e de ter havido um “levantamento” geral da população por não concordarem que a água fosse tirada dalí (na altura falava-se que seria para alimentar as fábricas de celulose) e o projeto não avançou.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: