Artesanato e tasquinhas na Ilha durante quatro dias

cestinhos da ilhaDepois de ter atingido a maioridade, a Feira de Actividades, Mostra e Gastronomia da Ilha, na zona Oeste do concelho de Pombal ganha uma nova projecção para a qual contribui, em grande parte, o apoio da associação de desenvolvimento Terras de Sicó, atribuído pela primeira vez ao certame.

A 19ª edição da feira decorrerá de quinta-feira a domingo e pretende, à semelhança de anos anteriores, divulgar o que de melhor tem para oferecer, desde o artesanato, as actividades económicas, cultura e gastronomia.

O evento, numa organização da União das Freguesias da Guia, Ilha e Mata Mourisca, em colaboração com a Paróquia local e a Câmara de Pombal, surge, também pela primeira vez, num figurino de agregação de freguesias na sequência da aplicação da reorganização administrativa do território.

Apesar de reunir algumas dezenas de artesãos da região, empresas e associações numa verdadeira mostra do que se produz naquela região, o evento ganhou destaque pelas suas tradicionais tasquinhas a cargo de colectividades locais.

O certame será inaugurado pelas 20 horas de quinta-feira, num dia que será animado pela Filarmónica Ilhense, do grupo “Canários e Amigos” e do teclista Vergílio Pereira.

Na sexta-feira, pelas 18 horas haverá um torneio de futsal de veteranos, enquanto a partir das 21 horas a animação do recinto estará a cargo da Filarmónica Ilhense, do duo “Zé Café & Guida”, da banda “Apartitudo” e do Dj Capitão Couto, que prolongará pela noite dentro.

No dia seguinte, prosseguirá o torneio de futsal, e pelas 19:30 horas haverá um concerto pela Filarmónica da Guia. Pelas 21 horas actuará o Coral Polifónico do Oeste que antecederá a XXIX Gala Nacional de Folclore que contará com as participações do Rancho Etno-Popular da Ilha, do Grupo Folclórico “As Lavradeiras Casa do Povo” de Amares (Braga), do Rancho Folclórico de Silvares (Fundão) e do Grupo Folclórico de Cantas e Gramóis de Pias (Cinfães). Haverá, ainda, um baile popular abrilhantado pela teclista Anabela seguido da actuação da banda “Fora d’Oras” e do Dj Ao Tip.

O domingo acordará com a realização de uma caminhada a pé pela localidade, enquanto durante à tarde (16 horas) haverá um passeio de vespas. Pelo palco passarão o trio “Zé Manta”, o teclista Vergílio Pereira, o grupo “Salty Dance” do Clube Desportivo e Amizade Saltadouro de Tavarede (Figueira da Foz), a cantora Inês Freitas, o grupo “Golden Stars”, do Grupo de Instrução Musical Carritense de Tavarede, o grupo “Onda Jovem” do Centro Cultural e Recreativo de Oucofra – Outeiro, e uma aula livre de Zumba com o grupo “Ondas Fitness” da Associação Cultural e Recreativa de Marinha das Ondas.

À noite actuarão a banda juvenil da Filarmónica Ilhense, o grupo de música popular “Semibreves” e o grupo musical “Thema 1”.

Durante os quatro dias de evento decorrerá uma feira de saúde com a realização de vários rastreios e acções de sensibilização promovida pelo Lions Clube de Pombal – Marquês de Pombal.

Sobre factualidades
Noticias sobre temas e factos da actualidade

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: