Vereadora do PS preocupada com decréscimo de alunos

Marlene MatiasA vereadora da Câmara de Pombal, eleita pelo PS, Marlene Matias, manifestou a sua preocupação face à redução de número de crianças que irão frequentar, no próximo ano lectivo, o ensino pré-escolar no concelho. A autarca quer que o assunto provoque uma reflexão e que seja debatido no Conselho Local de Acção Social (CLAS).

A posição de Marlene Matias foi feita na última reunião do executivo municipal, na tarde de quarta-feira, ao tomar conhecimento que iriam fechar sete aulas em jardins-de-infância do concelho (Almagreira, Louriçal, Guia, Carnide, S. Simão de Litém, Vieirinhos e Ilha).

A vereadora revelou-se ainda mais preocupada quando quatro daquelas salas pertencem a centros escolares recentemente construídos e uma delas numa freguesia onde está a ser construído um pólo educativo (Almagreira).

Para além de afirmar que aquela situação irá traduzir-se em “problemas sociodemográficos no futuro”, Marlene Matias entende que “deveremos pensar no que o futuro nos reserva”. Na sua opinião, a “emigração é um factor preponderante” para a redução do número de crianças nas escolas, mas também refere que a “baixa da natalidade também contribui para o fenómeno”.

A assistente social defende que aquela matéria deveria ser debatida e analisada no âmbito do Conselho Local de Acção Social.

Em jeito de resposta, o presidente da Câmara Municipal referiu que “infelizmente não é novidade” aquela redução do número de crianças a frequentar o ensino pré-escolar, já que “bastava olhar para os números de nascimentos de há três anos”. “Em 2016-2017 será um ano lectivo péssimo”, avançou Diogo Mateus, enaltecendo as condições que o concelho coloca hoje à disposição das famílias, mas que “parece não ser suficientes para incentivar o aumento da natalidade”.

Já por sua vez, o socialista Adelino Mendes aproveitou para defender uma política de atracção de novos investimentos que fomentem novas empresas, a criação de postos de trabalho e a fixação das pessoas. “O segredo é sabermos ter políticas diferenciadoras”, disse.

 

 

Sobre factualidades
Noticias sobre temas e factos da actualidade

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: