Junta de Vermoil revela freguesia através de percursos pedestres

caminhadaA Junta de Vermoil vai promover um conjunto de passeios pedestres com o objectivo de dar a conhecer o seu território. “Estes percursos irão efectuar-se o mais possível em terra batida e por sítios desconhecidos para a maioria dos vermoilenses”, refere a autarquia presidida por Ilídio Manuel da Mota.

O primeiro passeio tem data marcada para o dia 28 deste mês de Setembro, a partir das 09:00 horas, e designa-se por “Trilho Romano” realizando-se em Canavieira e Calvaria.

A Junta de Freguesia refere que os trilhos “estão a ser explorados e marcados por pessoas da freguesia com grande conhecimento em trilhos e passeios pedonais” e destinam-se “a quem gosta de andar a pé e ao mesmo conhecer e descobrir o que Vermoil tem para oferecer”.

O Trilho Romano vai revelar, essencialmente, o local onde entre 1998 e 2000 decorreram prospeções e escavações arqueológicas, que colocaram à vista as ruínas romanas da Telhada, que testemunham a existência de uma área habitacional, que inteirava e dava apoio à via romana que ligava Collipo (Leiria) a Conímbriga (Coimbra).

Parte daqueles testemunhos, evidentes de que os romanos habitaram a região, integram actualmente o acervo do Museu Municipal de Pombal e podem ser vistos no Núcleo Museológico João de Barros, em Vermoil.

 

Sobre factualidades
Noticias sobre temas e factos da actualidade

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: