Mais duas palmeiras abatidas infectadas pelo escaravelho

abate palmeiras PombalA Câmara de Pombal procedeu ao abate de duas palmeiras infectadas com o “escaravelho vermelho” que se encontravam no Jardim do Cardal, em pleno centro da cidade. Aquele abate surgiu depois de, no final do ano passado, a autarquia ter procedido ao respectivo tratamento fitossanitário das mesmas.

Na ocasião, chegou a ser cortada uma palmeira no Largo do Cardal, frente aos Paços do Concelho, visto que a mesma “já encontrava em avançado estado de contaminação por acção deste escaravelho”, esclareceria a autarquia.

Na terça-feira ao final do dia a edilidade presidida por Diogo Mateus emitiu uma nota de imprensa dando conta do corte de mais duas palmeiras “devido ao avançado estado de infestação destas” justificando que as mesmas “representam um perigo para a segurança de quem circula diariamente junto ao jardim”.

A mesma nota realça que aquando do último tratamento “não havia indícios de infecção numa das palmeiras, o que espelha bem a extensão da invasão e infecção desta praga nas palmeiras do Jardim do Cardal”.

Segundo a autarquia, aquela praga “tem uma rápida dispersão e elevada nocividade, sendo particularmente difícil a luta contra a sua disseminação, mesmo quando se verificam os devidos tratamentos preventivos nas palmeiras não afectadas”. “Contudo, é no Verão que estes insectos têm condições climatéricas mais adequadas ao seu rápido desenvolvimento e poder de dispersão”, sublinha.

A Câmara Municipal aproveita, mais uma vez, para alertar os proprietários de palmeiras que apresentem sinais ou sintomas suspeitos da presença do insecto (Rhynchophorus ferrugineus) para contactar os serviços municipais para a “devida orientação, avaliação da possibilidade de recuperação ou abate da palmeira e encaminhamento do processo junto da Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Centro”.

Sobre factualidades
Noticias sobre temas e factos da actualidade

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: