Cantina escolar doada por Feteira beneficiada na vila da Guia

Cantina Escolar GuiaVão ser inauguradas amanhã ao final da tarde as obras de beneficiação e conservação do edifício da Cantina Escolar da Guia, após um investimento municipal na ordem dos 185 mil euros. No imóvel irão ser servidas, diariamente, as refeições aos alunos do pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico daquela vila, na zona Oeste no concelho de Pombal.

A Cantina Escolar Olímpia Tomé Feiteira foi construída há cerca de seis dezenas de anos pelo antigo industrial Raul Tomé Feteira com a finalidade de fornecer as refeições aos alunos daquela vila da Guia, função que ainda hoje se mantém.

Por outro lado, as instalações têm servido, também, para outras iniciativas promovidas pela própria autarquia local, como reuniões e encontros.

De acordo com a Câmara Municipal de Pombal, que suportou a totalidade do custo das obras, a intervenção contemplou várias melhorias, adaptando o espaço a uma cantina (onde são servidas refeições) e de um espaço convívio. O imóvel, localizado no centro da vila, junto à EN109 (que liga Leiria à Figueira da Foz), dispõe de “uma cozinha, uma copa para sujos, uma copa para limpos, despensa do dia, economato, zona de frio, sala polivalente, instalações sanitárias, sala de entretenimento e zona de informática”.

O projecto foi elaborado de acordo com os respectivos regulamentos e normas exigidas para a função a que se destina, “tendo havido o cuidado de estudar a localização dos diversos compartimentos, a sua ligação e interdependência, distribuindo-os de forma a ter em vista a boa orientação, conforto e economia”, refere a autarquia presidida por Diogo Mateus.

Ainda, de acordo com a Câmara Municipal, a intervenção de melhoramento teve em consideração “dois aspectos” tais como “a construção existente” e “a morfologia do terreno e sua orientação geográfica de modo a aproveitar a energia natural do sol contribuindo para a diminuição das emissões de CO2 e deste modo melhorar a certificação energética”.

Doada pelo industrial Raul Tomé Feiteira, a Cantina Escolar ostenta o nome da sua mulher, Olímpia Tomé Feteira, e tem sido gerida pela respectiva junta de freguesia, agora União das Freguesias da Guia, Ilha e Mata Mourisca.

Para além da Cantina Escolar, aquele antigo industrial construiu e doou à comunidade, hoje património municipal, um edifício para funcionar como posto de Correios localizado naquela vila da Guia.

 

Sobre factualidades
Noticias sobre temas e factos da actualidade

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: