Líder do PS de Pombal não quer repetir eleições para a federação

Carlos Gameiro LopesO presidente da Concelhia de Pombal do PS, Carlos Gameiro Lopes, diz que não está disponível para colaborar na repetição das eleições para a Federação Distrital de Leiria, conforme determinação da Comissão Organizadora do Congresso (COC), e para as quais José Miguel Medeiros venceu por apenas sete votos.

Depois de o presidente da COC, Delfim Azevedo, ter referido que relativamente a Pombal recebeu “comunicação que existia um militante que estava ausente do país e que aparecia descarregado no caderno eleitoral, como se tivesse votado”, Carlos Lopes, em declarações hoje à PombalTV, admite “perfeitamente” que “em picos de votação tenha havido ali alguém que tenha assinado, que tenha descarregado o nome no sítio onde não era o correcto”.

À agência Lusa, Delfim Azevedo esclareceu que a COC, que integra elementos afectos às duas candidaturas – José Miguel Medeiros e António Sales – “decidiu, por unanimidade, remeter a documentação para o Ministério Público e para a Polícia Judiciária para averiguações”, mas “não houve unanimidade na decisão de mandar repetir o acto eleitoral”.

Instado a comentar a situação, Carlos Lopes diz não conhecer “pessoalmente o caso” e adianta que “dos militantes que constam do caderno eleitoral há um que conheço, que é o Tiago [enteado de Adelino Mendes, mandatário da candidatura de Medeiros] que está no Brasil, não votou nem foi descarregado [no caderno eleitoral] ”.

“Admito efectivamente, que terá ali havido alguns picos de maior votação e que alguém quando descarregou no caderno eleitoral o tenha feito no sítio errado, admito perfeitamente”, afirma, no entanto, o líder concelhio dos socialistas.

Contudo, Carlos Lopes refere que conhecendo “as pessoas que estavam na mesa não quero crer que alguma delas se tenha dado, de facto, a essa sacanice”. Até porque, na sua opinião, “nós não precisamos disso em Pombal. Sempre fizemos eleições abertas, livres, totalmente transparentes”, adiantando: “também acredito que se isso tivesse acontecido os delegados que estiveram lá ter-se-ido apercebido da situação”.

Recorde-se que na Secção de Pombal estavam inscritos 145 militantes com direito a voto, tendo votado 129, dos quais 125 a favor de José Miguel Medeiros, que acabaria por vencer as eleições no distrito a António Sales por apenas sete votos de vantagem.

Quanto à decisão da COC em repetir o acto eleitoral do passado dia 5, Carlos Lopes diz que enquanto presidente da Concelhia só conhece o que foi transmitido pela Comunicação Social. Mas garante que “não houve qualquer reclamação feita por qualquer dos delegados presentes” afirmando que “foi tudo feito com a maior transparência e lisura”.

Por outro lado, o socialista afirma que consigo “à frente da Secção de Pombal, dia 19 não vai haver eleições em Pombal” porque “não admito que ponham em causa a honestidade e a dignidade de quem trabalhou no Partido Socialista, quem preparou o acto eleitoral e quem esteve nas urnas”.

“Repetir as eleições é estarmos a aceitar que cometemos irregularidades em Pombal e eu não aceito isso”, frisa, adiantando que “quem tem a responsabilidade de as organizar [eleições] resolva o problema, eu estou totalmente indisponível para colaborar”.

Apoiante de José Miguel Medeiros, que por sua vez apoia António Costa para a liderança nacional do partido, Carlos Gameiro Lopes não poupa críticas à candidatura adversária, protagonizada por António Sales, afecto a António José Seguro.

“Lamento profundamente que efectivamente se tenha aberto este precedente, quem fica a perder é o Partido Socialista, não é a forma mais digna de se sair de um resultado eleitoral”, afirma, acrescentando que “os senhores da lista A [António Sales] saberão o que hão-de fazer, se entendem que esta contenda que estão a abrir é a melhor para o PS eles lá saberão”.

Sobre factualidades
Noticias sobre temas e factos da actualidade

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: