Faleceu antigo farmacêutico Adelino Torres

Adelino Oliveira TorresRealiza-se amanhã, domingo 28 de Dezembro, o funeral de Adelino de Oliveira Torres. O antigo farmacêutico de Pombal, faleceu hoje, vítima de doença, a poucos dias de completar 98 anos de idade. O corpo está em câmara ardente no Salão Nobre dos Bombeiros Voluntários, realizando-se missa de corpo presente, às 15 horas, na Igreja Matriz.

Adelino Torres iniciou a sua actividade profissional aos dez anos de idade na Farmácia Paiva, em Pombal, onde acabaria por conhecer a jovem estagiária Natália Alice de Barros, com quem viria a casar.

Licenciou-se em Farmácia aos 40 anos de idade, e com a sua esposa adquiriu a Farmácia Barros, na cidade, que acabariam por a vender mais tarde.

Juntamente com o irmão, Luís Torres, também licenciado em Farmácia, abriu em Pombal um laboratório de  análises clínicas para evitar que os doentes tivessem que se deslocar a Coimbra.

Instalou a Farmácia Torres, numa fase inicial no rés-do-chão da sua residência, tendo sido posteriormente transferida para a Avenida Heróis do Ultramar, onde ainda hoje existe e propriedade de um seu sobrinho,

Ao longo da sua vida, Adelino de Oliveira Torres destacou-se pelas suas acções de benemerência e ajuda aos mais necessitados, nomeadamente através de instituições como os Bombeiros e a Misericórdia.

Após o falecimento da sua mulher e sem filhos, Adelino Torres reformou-se, passando a frequentar e a apoiar a Associação de Pensionistas, Reformados e Aposentados de Pombal (APRAP), onde continuou a estudar, desde pintura à informática, passando pelo inglês.

Em 2007, e consideranado Adelino Torres como um “exemplo de participação cívica”, o Município de Pombal atribuiu-lhe a Medalha de Mérito Municipal, em prata.

Foi, também, distinguido pela Liga dos Bombeiros Portugueses com a Medalha de Serviços Distintos, grau ouro, enquanto benemérito da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Pombal. Também o Rotary Clube de Pombal distinguiu Adelino Torres como Profissional de Mérito.

Em 2009 publicou um livro de poesia que escreveu aos 91 anos de idade.

 

Advertisements

Sobre factualidades
Noticias sobre temas e factos da actualidade

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: